Criador do WWW: Tim Berners-Lee

Criador do WWW: Tim Berners-Lee

Há um verdadeiro abismo de oportunidades entre aqueles que têm Internet e utilizam a Web de forma eficaz, e todos os outros. De fato, a conexão à Rede está se tornando tão importante para a humanidade que já pensamos pensar no acesso à Internet como um direito universal.

Carreira acadêmica e criação de www

Tim nasceu dia 8 de junho de 1954 em Londres. Seus pais, Conway Berners-Lee e Mary Lee Woods, eram cientistas da computação, trabalhando com no primeiro computador fabricado comercialmente, o Ferranti Mark I, fazendo com que a computação surgisse de maneira muito natural para Tim. 

Em 1976, ele se formou em Física Bacharelado na Faculdade de Oxford e tornou-se também engenheiro de software. Durante dois anos, projetou softwares em uma empresa em Poole, na Inglaterra (Plessey Telecommunications Ltd.). Em 1980, começou a trabalhar como consultor independente da CERN (organização europeia para a pesquisa nuclear), elaborando, nesse período, um projeto fundado em hipertextos (conjunto de informações em formato de blocos de textos), com o objetivo de facilitar a comunicação entre cientistas por meio da internet. Nesse mesmo tempo, trabalhava em outro projeto para armazenar informações entre ele e seus colegas de trabalho, que era primeiramente de uso privado, apelidado de Enquire, por causa do livro “Enquire Within Upon Everything”. Esse sistema reunia os trabalhos e pesquisas dos cientistas e os associavam no mesmo sentido que o wikipédia, por exemplo, utiliza hoje em dia.

Após essas realizações, Tim muda de emprego e, após 4 anos, retorna ao CERN como efetivo do conselho. Em 1989, junto a Robert Cailliau, engenheiro e cientista da computação, escreveu a proposta de gerenciamento de informação, baseado em elementos do Enquire, que descreviam um sistema mais bem elaborado para trocar informações, proposta essa publicada no final da década de 1990 como o primeiro modelo da World Wide Web (www ou w3). Esse protocolo organiza as informações da internet em blocos de texto, imagem e multimídia. No entanto, para ler essas informações de forma organizada precisamos de um navegador. Foi criado, portanto, o worldwideweb. Hoje temos navegadores mais avançados que podem interpretar melhor esses códigos, como por exemplo o Safari, Google Chrome e outros. Para escrever esse navegador e criar o primeiro servidor web, ele usou um dos primeiros computadores que a empresa NeXT (Next Computer), do Steve Jobs, desenvolveu em meados de 1985. O primeiro site do mundo usando o protocolo w3 no CERN foi o http://info.cern.ch, sendo disponibilizado online em 6 de agosto de 1991, ainda estando disponível em seu formato original nos dias de hoje. Nessa página, os visitantes poderiam aprender sobre hipertextos e detalhes sobre a forma de funcionamento dessa nova conexão, sendo atualizada quase que diariamente com novas informações.

Em 1994, Tim fundou a w3c, World Wide Consortium no MIT, um grupo de várias empresas que estavam dispostas a criar novas e recomendações para melhorar a web. Ele deixou seus protocolos e ideias sem cobrar patente ou royalties, acessibilizando as informações para qualquer pessoa que quisesse entender e aprender a usar, afirmando que a web é mais social do que técnica, sendo elemento para conectar todos e não como um brinquedo tecnológico. Em dezembro de 2004, Tim aceitou um trabalho como cientista da computação na Faculdade de Eletrônica e Ciência da Computação na Universidade de Southampton, na Inglaterra.

Em dezembro de 2009 , Tim vai trabalhar para o governo britânico, na força tarefa de poder da informação com o objetivo de ajudar a tornar os dados da web mais abertos e acessíveis a todos. Ainda em 2009 criou a fundação World Wide Web, que promoveu pesquisas e programas transformadores com o objetivo de alavancar de forma local, o desenvolvimento da web.  

Em 2012 se juntou ao conselho de assessores da state.com um site que reúne entusiastas e desenvolvedores da internet para o compartilhamento de opiniões e projetos relacionados a ela. Nesse mesmo ano, se tornou o presidente do Instituto Open Data que é voltado para pesquisa e inovação sobre dados na internet. 

Tim também é o líder da aliança para internet acessível, uma aliança de empresas públicas e privadas lançada em 2013, contando com empresas como Facebook, Google e Intel e Microsoft. Essa aliança trabalha para diminuir o preço da internet no mundo, com o objetivo de deixá-la abaixo da meta da comissão de banda larga da ONU. Em reconhecimento ao seu trabalho, Tim foi nomeado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II, foi considerado um dos 100 maiores gênios vivos do mundo pela Scientific American, e recebeu o Prêmio de Engenharia Rainha Elizabeth II, além do Prêmio Turing, o “Nobel da Computação”.

Tim é responsável pela forma como vemos a internet hoje, por meio dos navegadores e ainda, por mantê-la acessível a todos e de maneira gratuita, a interpretando de forma educativa e social. Diminuindo ainda, grandes problemas sociais em diversos países, facilitando o acesso à informação de todas as pessoas.

Entendendo a Web e a Internet

A internet é uma rede de conexões globais que permitem compartilhamento de dados e comunicação de dispositivos no mundo inteiro, utilizando um protocolo comum.  Ela é composta por uma vasta rede de servidores , cabos, satélites e protocolos que conectam esses dispositivos, sendo uma grande “estrada” de dados que transporta informações.

Já a Web, é um sistema de documentos em hipertexto que estão interligados por meio da internet. Esses documentos em hipertextos podem ser acessados por navegadores que utilizam os protocolos HTTP ou HTTPS. A Web organiza e apresenta informações em formato de texto, imagens, vídeos e outros conteúdos multimídia, permitindo a navegação de uma página para outra por meio de links. A Web é, portanto, uma das muitas aplicações da Internet, mas não a única. 

Portanto a internet conecta os dispositivos globalmente e a web é um dos serviços da internet que busca facilitar essa interação online por meio de hipertextos que podem ser acessados pelos navegadores, utilizando os protocolos http ou https. 

Conclusão

Tim Berners-Lee transformou a forma como acessamos e interagimos com a informação. Sua criação da www (ou w3) não apenas revolucionou a comunicação global, mas também tornou a web um ambiente acessível e democrático. Hoje, a diferença entre Internet e Web é muito importante para entender como essa infraestrutura global de comunicação funciona, sendo a Internet a base que conecta dispositivos e a Web a plataforma que organiza e facilita a interação digital. A criação de Tim segue sendo fundamental para a sociedade moderna, conectando bilhões de pessoas em todo o mundo e mantendo a internet acessível para todos até os dias de hoje.

Anna Ridzi