Mini Gerador Eólico: Um Protótipo Educacional

Mini Gerador Eólico: Um Protótipo Educacional

Mudanças Climáticas Emergentes

Os desafios impostos pelas mudanças climáticas têm impulsionado a inovação no campo das energias renováveis, caminhando para uma transição energética ao visar pela diminuição da emissão de gases de efeito estufa. Entre as diversas soluções emergentes, a energia eólica se destaca como uma alternativa promissora para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e minimizar os impactos ambientais relacionados, rumando a um planeta mais sustentável para todos.

Por que Construir um Protótipo de Mini Gerador de Energia Eólica?

A priori, o protótipo tem por objetivo principal explorar e otimizar a geração de energia eólica em escala reduzida. A proposta é promover uma solução eficaz para gerar eletricidade a partir do vento, mesmo em condições onde este se apresenta em condições moderadas. A relevância deste protótipo está na sua capacidade de demonstrar a viabilidade de tecnologias eólicas compactas e de baixo custo.

Ele não apenas atua como uma ferramenta educativa e de experimentação, mas também oferece um modelo que pode ser adaptado e escalado para atender a diferentes necessidades energéticas locais. Em um cenário ideal, o Mini Gerador pode abrir novas possibilidades para a integração de fontes de energia renovável em áreas onde tecnologias maiores e mais complexas seriam inviáveis.

Mini Gerador Eólico

Construção do Protótipo

O desenvolvimento do mini gerador eólico contou com a base de um motor DC de 6V, que foi acoplado a três hélices e uma abraçadeira, modeladas no software ‘Fusion 3D’ e impressas por impressora 3D, garantindo assim a precisão e eficiência do protótipo. Em seguida, fixou-se a abraçadeira a um cano de PVC , constituindo, afinal, o gerador. Vale ressaltar que as peças foram parafusadas entre si, já que uma tentativa anterior de meramente encaixá-las havia se demonstrado mal sucedida.

Fora isso, foi idealizada a utilização de uma maquete que demonstrasse de forma prática a funcionalidade do projeto, de modo que optou-se por reciclar parte de outra maquete de uma casa de madeira equipada com LEDs. Foi adicionada à mesma dois postes construídos a partir de palitos de picolé e de churrasco, contendo também LEDs em sua estrutura. 

A fim de finalizar a maquete, o mini gerador eólico foi parafusado à mesma e conectado aos postes, que por sua vez foram interligados à casa de madeira, tudo isso por meio de fios de cobre.

LED ligado ao mini gerador eólico

Funcionamento do Mini Gerador Eólico

O caráter puramente demonstrativo do projeto permitiu que o seu funcionamento dependesse de uma fonte externa de energia para alimentar a maquete. Assim sendo, utilizou-se um ventilador “turbo” para acionar o gerador, cuja responsabilidade é fomentar a ligação dos LEDs atrelados ao protótipo. Nesse sentido, optou-se pelo emprego de LEDs vermelhos, que destacaram o funcionamento da maquete.

Vale ressaltar que, em uma usina eólica real, a matéria prima utilizada para a aquisição de energia elétrica é a própria força do vento, convertendo energia cinética em eletricidade. No caso deste protótipo, é necessário transformar eletricidade em energia cinética (atuação do ventilador), para convertê-la finalmente em eletricidade, novamente (acionamento dos LEDs). 

Apesar da irrealidade do protótipo, o mesmo cumpre bem o seu papel em demonstrar como um aerogerador é capaz de captar a força do vento a fim de obter eletricidade. Além disso, seria praticamente impossível adquirir ação de vento suficiente em condições ambientes capazes de acionar o mini gerador. Afinal, a instalação de parques eólicos é restrita a limitados locais em que há elevada intensidade do vento.

Conclusão do Projeto

A montagem do mini gerador eólico teve duração de quatro semanas e permitiu que os membros do PET Elétrica UFJF pudessem aprimorar suas habilidades técnicas no que tange à modelagem de modelos 3D e conhecimentos na área de circuitos elétricos, além de adquirir conhecimento acerca do funcionamento da energia eólica e fomentar o trabalho em equipe.

Anna Musse