Leonardo da Vinci: Uma mente a frente de seu tempo

Leonardo da Vinci: Uma mente a frente de seu tempo

Leonardo da Vinci foi um pintor, inventor,escultor, arquiteto e engenheiro que nasceu em 15 de abril de 1452 no vilarejo de Anchiano, próximo a Florença, na Itália. Leonardo foi um dos grandes contribuintes para o movimento renascentista, produzindo obras de arte mundialmente reconhecidas no período como a Santa Ceia (1495-1498) e Mona Lisa (1503-1519). 

A juventude de Leonardo

Leonardo passou a parte inicial da sua vida em Florença. Quando era mais jovem, recebeu a educação elementar da época (leitura escrita e aritmética) começando a estudar matemática e geometria avançada apenas com 30 anos. Antes disso, seu pai o colocou sobre a tutoria de  Andrea del Verrocchio. Durante seu período como estudante, Leonardo adquiriu diversos conhecimentos sobre pinturas e esculturas. Desde aquela época, da Vinci já produzia diversos desenhos de máquinas militares e outros aparatos mecânicos, mostrando uma aptidão para a área mesmo não tendo começado a estudá-la.

Primeiro período em Milão

Após completar 30 anos, Da Vinci se mudou para Milão com a intenção de trabalhar para o duque da cidade. Ele passou 17 anos em Milão até a queda do duque. Durante esse período, Leonardo se tornou bem conhecido na corte, sendo frequentemente contratado para analisar projetos de arquitetura, fortificações e questões militares. Durante sua estadia em Milão, ele finalizou 6 trabalhos, dos quais podemos destacar a famosa Última Ceia e A Virgem das Pedras. Ao decorrer do período, Da Vinci adotou muitos aprendizes e estudantes, compartilhando sua filosofia artística e desenvolvendo alguns projetos em conjunto com os mesmos.

Segundo período em Florença

Após seu período em Milão, ele retornou a Florença onde foi recebido de forma muito positiva pela corte e população em geral. Durante sua segunda estadia na cidade, Leonardo concentrou seus estudos na área da matemática, com o intuito de aperfeiçoar seus talentos nas áreas de arquitetura e engenharia no geral. Nesse período Leonardo prestou diversos serviços à cidade nesses ramos , como a manutenção da igreja de San Francesco al Monte e um projeto hidráulico que visava desviar o rio Arno por trás da cidade de Pisa. Apesar do projeto ter se mostrado inviável, seus desenhos foram reconsiderados ao decorrer do tempo, e, apesar do canal não ter sido feito, uma rodovia conectando Florença ao mar foi construída utilizando o mesmo trajeto que o canal de Leonardo propunha. Ele ainda utilizou seu tempo em Florença para aprofundar seus conhecimentos em anatomia, realizando dissecações com o intuito de compreender melhor os sistemas do organismo humano. Vale ressaltar também que nesse período Leonardo deu início a sua mais conhecida pintura, a Mona Lisa.

Anos finais de Leonardo

Leonardo passou seus últimos anos na França a convite do Rei Francis I. Ele possuía o título de pintor, arquiteto e engenheiro do rei. Durante o período, Leonardo não focou muito na arte, direcionando seus esforços para a edição de seus estudos científicos.

Invenções de Leonardo na engenharia

Robô

Como foi comentado anteriormente o renascentista era um estudioso da anatomia humana. Com base em seu conhecimento, ele conseguiu criar um “robô” que operava por meio de cordas e polias. Existem fontes que afirmam que o protótipo conseguia sentar e até abrir a mandíbula.

Distribuição hidráulica

A vida nas cidades italianas na época era bem complicada, diversas doenças eram contraídas pela população em decorrência do saneamento básico precário. Leonardo chegou a desenvolver um projeto arquitetônico que proporciona um sistema de esgoto para as cidades e ainda uma forma de distribuição de água limpa utilizando bombas hidráulicas semelhantes às usadas hoje em dia.

Helicóptero

Até hoje existe uma polêmica envolvendo quem foi o verdadeiro inventor do avião. Contudo, Da Vinci já havia desenvolvido um projeto que ilustrava uma espécie de helicóptero. Apesar do design “exótico” a máquina funcionava através de uma espiral que girava jogando o  ar para baixo fazendo com que o equipamento saísse do chão.

Rolamento

O Rolamento é um componente fundamental na engenharia,  estando presente nos campos da robótica mecânica e até em algumas áreas do lazer como o skate. Da Vinci desenvolveu um modelo muito parecido aos rolamentos atuais e até aplicou o modelo em alguns de seus projetos.

Tanque de Guerra

Apesar do cunho pacifista do pintor, ocasionalmente Leonardo se via desenvolvendo alguns projetos militares. Um dos mais famosos foi justamente o tanque de guerra. Ela era basicamente uma casca pontuda se assemelhando a um casco de tartaruga que era movida pela força de 8 homens. O equipamento ainda contava com 36 armas de fogo espalhadas ao redor de sua estrutura, corroborando em  uma bela arma militar para a época.

Autor: Gabriel Domenici Mozzer Arantes

Gabriel Mozzer

%d blogueiros gostam disto: