Henry Ford: A Criação Do Sistema De Produção Padronizado

Henry Ford: A Criação Do Sistema De Produção Padronizado

    Henry Ford foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento industrial do século XX, que, inicialmente, acelerou a produção de peças no âmbito automobilístico. Nascido em 30 de Julho de 1863, na cidade de Springwells, no estado de Michigan, Estados Unidos, desde de criança almejava ganhar a vida na área da mecânica, se interessava muito pelo funcionamento de equipamentos e máquinas. Logo aos 13 anos, enfrentou a morte da mãe, e não dando ouvidos à vontade do pai, não herdou a fazenda da família, sendo que 2 anos depois fugiu para Detroit em busca de emprego.

    Em 1878, conseguiu seu primeiro emprego como aprendiz de maquinista no qual pode desenvolver suas habilidades mecânicas, o que mais tarde lhe garantiu um emprego como reparador de motores a vapor. Aos 22 anos conheceu Clara Jane Bryant, sua futura esposa, e se casaram em 1888, sendo que Henry cursou contabilidade, contabilidade, práticas comerciais e desenho mecânico entre 1885 e 1888.

    Com alguns anos de prática, Ford se consolidou no mercado e conseguiu um cargo de engenheiro na Edison Illuminating Company, uma das empresas de Thomas Edison, tornando-se engenheiro chefe em dois anos de trabalho. Mais tarde, construiu sua primeira criação, o quadriciclo, uma carruagem automatizada para a época, que não necessitava de cavalos.

    A experiência adquirida permitiu que Ford estudasse mais a fundo o funcionamento de motores a combustão interna, sendo possível elaborar um pequeno modelo a gasolina de um cilindro em 1893 e anos depois usou uma versão mais avançada para acionar seu primeiro automóvel. Logo depois, após tentativas fracassadas de abrir um negócio, em 16 de Junho de 1903 junto à outros investidores, cria a Ford Motor Company, se tornando em 1906 presidente e proprietário controlador.

    O grande desenvolvimento da empresa foi possível pelo modelo do Fordismo, que aplicava a esteira na linha de produção, aumentando a produtividade e diminuindo os custos, porém acarretava uma superlotação dos estoques, além de provocar uma queda na qualidade dos produtos

    Henry Ford renunciou à presidência da empresa em 1945, recomendando seu neto para o cargo. Faleceu em 7 de Abril de 1947, aos 83 anos, deixando um legado no ramo automobilístico e no industrial, que está presente nos dias de hoje pela fabricante de automóveis Ford.

Ford | Conheça nossos carros e preços

Você gostou? Compartilhe!!

Escrito por: Guilherme Guimarães Chaves

Referências:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 4fFRwzNTTZ_c93WsZtTM9cmSiWH67ZdpjU7p0zrQHbn7aoJ_SXYZhZFoA2bjbyv2asseSusCfs0iVoNN-Kdjj4h1N9OE5Wf_OpLzz46YJr44zp-LBeJBhI3sc_ghsQ_5nNgd8uUMR6J90calKA

Guilherme Guimaraes Chaves