Vida microbiana em Vênus? Aqui está o que você realmente precisa saber sobre a grande descoberta

Com base em nossa compreensão da vida na Terra, Vênus estaria entre os últimos lugares no Sistema Solar onde você procuraria encontrar criaturas vivas. Mas uma equipe internacional de cientistas acaba de fazer uma detecção que pode – apenas pode – ser uma bioassinatura.

Por outro lado, pode ser o sinal de um processo químico abiótico que ainda não conhecemos. Ou pode haver algum processo geológico mal compreendido ocorrendo em Vênus. De qualquer forma, essa descoberta é o prenúncio de uma experiência incrível de aprendizado.

Um gás bioassinatura ideal seria inequívoco. Os organismos vivos devem ser sua única fonte, e devem ter transições espectrais intrinsecamente fortes e precisamente caracterizadas sem desocupação com linhas contaminantes — critérios que geralmente não são todos alcançáveis. Recentemente foi proposto que qualquer fosfina (PH)3) detectado na atmosfera de um planeta rochoso é um sinal promissor de vida10. Traço PH3 na atmosfera da Terra (partes por trilhão de abundância globalmente11) está exclusivamente associada à atividade antropogênica ou à presença microbiana — a vida produz esse gás altamente reduzido mesmo em um ambiente oxidante global. Ph3 é encontrado em outros lugares no Sistema Solar apenas nas atmosferas redutoras de planetas gigantes12,13, onde é produzido em camadas atmosféricas profundas a altas temperaturas e pressões, e dragado para cima por convecção14,15. Superfícies sólidas de planetas rochosos apresentam uma barreira para seus interiores, e PH3 seria rapidamente destruído em suas crostas e atmosferas altamente oxidadas. Assim PH3 atende à maioria dos critérios para uma busca de gás biosignature- gas, mas é desafiador, pois muitas de suas características espectrais são fortemente absorvidas pela atmosfera terrestre.

Administrador