Elon Musk e o Plano para a Colonização em Marte
A primeira vez que um homem viajou pelo espaço ocorreu em 1961, quando o russo Iuri Gagarin foi convocado para a missão a bordo da Vostok 1. Desde então, astrônomos, físicos, matemáticos e cientistas avançaram em suas pesquisas e conseguiram fazer com que o homem chegasse à Lua em 1969. Mas, como a humanidade nunca está satisfeita, o próximo destino almejado pelos pesquisadores seria a possibilidade de habitação no Planeta Vermelho.
Mas, por que Marte? Em pesquisas recentes descobriu-se que o Planeta Vermelho possui características semelhantes às da Terra, como: atmosfera, inclinação axial, duração do dia solar e área de superfície. Além de terem identificado a presença de água em estado líquido sob o gelo do planeta. O que o torna propício para uma possível colonização.
Elon Musk é um empreendedor sul-africano, doutor em física aplicada e ciência de materiais e bacharel em física e economia. Fundador de empresas como: Tesla Motors, SpaceX, OpenAI, entre outras. Ele sempre demonstrou sua preocupação sobre a possível extinção da humanidade e por isso, propôs soluções para tal possibilidade. As quais se tornaram os objetivos principais de suas empresas, incluindo o plano de colonização em Marte.
De acordo com Musk, se os seres humanos continuarem a poluir e a fazerem o uso exacerbado dos recursos naturais terrestres, os mesmos irão se esgotar e consequentemente causarão a maciça extinção da raça humana.
A Space Exploration Technologies Corporation, ou SpaceX, é uma empresa americana de sistemas aeroespaciais e serviços de transporte espacial, fundada pelo empreendedor em 2002. Hoje em dia, além de projetar foguetes capazes de entregar certo volume de carga na órbita terrestre, a empresa é voltada para possibilitar que pessoas habitem outros planetas e prevê que em 2024 seja possível enviar a primeira nave tripulada para Marte.
A SpaceX, desde Março de 2018, vem desenvolvendo um transporte reutilizável, capaz de abrigar mais de 100 mil toneladas (carga e passageiros), que seja rápido e eficiente, o Starship. Recentemente, a nave de número 9 fez seu segundo teste de voo bem sucedido, o que pode realmente ser um indício de que em alguns anos seja possível levar o homem a Marte, objetivo principal de Elon e sua empresa. Possibilitando que, futuramente, terráqueos realmente possam viver em outro planeta.
Escrito por: Maria Luiza de Matos Silva de Faria