Você poderá carregar seu celular usando só os dedos, em breve

Você poderá carregar seu celular usando só os dedos, em breve

Baterias que duram pouco, cabos que estragam fácil, lugares sem tomada: carregar o celular quase sempre dá problema. Mas em breve, a solução para tudo isso pode estar literalmente ao alcance dos seus dedos: cientistas da Universidade de Michigan bolaram um jeito de transformar o toque em energia elétrica.

O dispositivo, batizado de nanogerador, é fino e dobrável como uma folha sulfite, e feito de várias camadas de materiais que conduzem a eletricidade, como a prata e o polipropileno (um polímero resistente). A ideia dos cientistas é colocá-lo sob a tela do seu celular e fazer com que a sua energia motora (o movimento dos seus dedos na tela) seja convertida em energia elétrica, que automaticamente carregaria o aparelho.

O interessante é que quanto menor o gadget que precisa ser carregado, mais rápido o nanogerador funciona: dobrar o nanogerador – como se fosse uma folha de papel – faz com que ele converta mais energia mais rápido. Daí vem a ideia de instalar a coisa atrás da telinha do seu smartphone, que é relativamente pequena. Mas outra boa ideia dos cientistas é criar saltos de sapato que convertem a energia motora dos passos da pessoa, para que ela possa recarregar as baterias de seus gadgets.

Além de prático, o nanogerador é leve, ecologicamente correto e barato, segundo os autores do estudo: “É uma alternativa promissora ao uso de energia elétrica”, explica Nelson Sepulveda, professor de engenharia elétrica e um dos cientistas que acompanhou o projeto.

Tudo isso pode até parecer hipotético demais para funcionar, mas já é uma realidade: os cientistas de Michigan usaram o nanogerador para manipular uma tela touch screen de celular, para digitar em um teclado flexível e até para acender em conjunto de 20 luzes de LED do tamanho de uma palma da mão – tudo isso sem a ajuda de baterias externas: o dispositivo deu conta de tudo sozinho. Dá até para assistir os testes em vídeo.

Mas ainda falta para o pequeno gerador chegar aos seus dedos. Apesar de os cientistas terem conseguido carregar alguns dispositivos, a carga não o suficiente para que eles permanecessem funcionando sem receber energia – os pesquisadores precisavam ficar movendo os dedos para que a coisa continuasse ligado. Mesmo assim, já é um começo.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!

Fonte: Super Interessante

logo-pet

1008jia2001