Vilões da economia doméstica

Fonte: IG – Delas

Brasil – Nossa vida contemporânea é alimentada por energia elétrica. Tudo ao nosso redor funciona ligado na tomada. Por isso, saber e entender quanto gasta cada eletrodoméstico ou aparelho eletroeletrônico pode nos ajudar a economizar na conta de luz no fim do mês.

Para reduzir o consumo de energia elétrica a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) afirma que o consumidor precisa minimizar ou acabar com os desperdícios. E também temos que considerar que o mercado já oferece aparelhos que consomem até a metade de energia. É o caso das geladeiras, cujos modelos novos consomem metade da energia dos antigos. Fique atento ao selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que indica ao consumidor os produtos com melhores níveis de eficiência energética.

Segundo este programa, ligado ao Ministério de Minas e Energia, os principais vilões do consumo doméstico de energia elétrica são a iluminação, a geladeira, a TV, o chuveiro, o ferro elétrico, a máquina de lavar e o ar condicionado.

O uso adequado destes aparelhos pode ajudar a economizar energia em casa. Confira como:

Geladeira – Representa 30% do consumo mensal residencial

Como economizar: instale-a em local ventilado, distante de lugares quentes, como fogão, forno elétrico e raios solares; evite que a porta permaneça aberta desnecessariamente; reduza o número de vezes em que a porta é aberta. Coloque ou retire os alimentos de uma só vez; evite colocar alimentos quentes, embalados em papel jornal ou caixa de papelão; degele periodicamente, limpe e mantenha a geladeira em bom estado de conservação; deixe livre a parte traseira. Não use a grade para secar roupas, toalhas e tênis. Isto pode prejudicar o funcionamento da geladeira; coloque líquidos em recipientes com tampas; para manter uma boa circulação interna do ar refrigerado, não forre as prateleiras com vidros, plásticos, ou qualquer outro tipo de material; a escolha adequada do refrigerador para as necessidades da família pode contribuir para uma maior economia, uma vez que o tamanho influencia diretamente no consumo de energia.

Banhos demorados e muito quentes são grandes vilões

Chuveiro elétrico – Representa 25% do consumo mensal residencial

Como economizar: evite banhos demorados; use a chave na posição verão nas épocas quentes. A posição inverno consome 30% mais energia; não reaproveite resistências queimadas; ligue o aquecedor central apenas durante o tempo necessário; limpe sempre a saída de água do chuveiro.

TV – Representa 10% do consumo mensal residencial

Como economizar: não deixe o televisor ligado sem necessidade; evite o hábito de dormir com o televisor ligado; use o timmer para programar o desligamento automático.

Ferro elétrico – Representa 6% do consumo mensal residencial

Como economizar: acumule uma boa quantidade de roupas para passar; use o ferro elétrico na graduação correta de aquecimento para cada tipo de tecido. Comece pelas roupas mais pesadas, desligue o ferro e utilize o calor remanescente para passar as roupas mais leves ou finas; desligue o ferro sempre que precisar interromper o serviço. Se ficar uma hora ligada diariamente, ele pode acrescentar cerca de 30 kWh na conta de luz no final do mês;depois de terminar de passar as roupas, desligue o ferrro e retire-o da tomada para evitar acidentes. Nunca tire o ferro da tomada puxando pelo fio.

Máquinas de lavar

Como economizar: utilize a máquina usando os seus níveis máximos de uso. Evite usar quando há uma quantidade pequena de roupas; use a dosagem recomendada de sabão em pó para não precisar repetir o enxagüe; limpe o filtro da máquina com freqüência.

Condicionador de ar

Como economizar: mantenha as portas do aposento fechadas quando o condicionador estiver ligado; limpe os filtros periodicamente. Os filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. Além de economizar energia, você protege a sua saúde pois filtros sujos jogam poeira e outras partículas para o ambiente; evite instalar o aparelho em áreas que fiquem expostas de maneira contínua ao sol; habitue-se a desligar o condicionador de ar sempre que você tiver que se ausentar do ambiente por tempo prolongado.

Fonte: Procel Info