Táxis híbridos são testados em São Paulo

Segundo a prefeitura, 90% das emissões de gases que provocam o efeito estufa, na cidade, vêm do trânsito.

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Táxis que poluem menos começaram a circular na terça-feira (11) em São Paulo.

Se a experiência der certo, os benefícios serão significativos, considerando os dados estatísticos da prefeitura que informam que a maior parte das emissões dos gases, relativas à cidade, que contribuem no efeito estufa são advindas do trânsito.

Em questões de aparência, a diferença desses táxis para os convencionais é a substituição da fita quadriculada amarela pela verde, indicando, assim, que esses veículos protegem o meio ambiente.

Além de reduzir a poluição sonora, a emissão de poluentes é 40% menor, porque o motor é híbrido, funciona com gasolina e eletricidade.

Em baixa velocidade, há uma bateria que manda energia para o motor. E quando há desaceleração, o movimento do carro produz eletricidade para completar a carga. Se for preciso aumentar a velocidade, a gasolina começa a ser usada automaticamente para dar mais força ao motor e, ao mesmo tempo, recarregar a bateria.

Apesar da mudança,  os preços pelos serviços de táxis continuam os mesmos. Outra característica desses novos veículos é que eles podem rodar mais de 25  quilômetros por litro de gasolina.

Inicialmente, os paulistanos vão ver 20 carros como esses circulando pela cidade. Até maio de 2013 serão 116. Muito pouco se for analisar os quase 34 mil convencionais. Mas as empresas de táxis dizem que os híbridos podem ser a metade da frota em cinco anos, desde que existam incentivos para reduzir o preço. Hoje, um carro como esse custa quatro vezes o valor de um comum.

 

FONTE: G1

1008jia2001