Suzlon instala turbinas com 15% a mais de capacidade no RN

A Suzlon acaba de instalar as duas primeiras turbinas do modelo S95 em uma usina eólica brasileira. Os equipamentos estão no Parque Bela Vista, localizado no município de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. A planta contará ainda com sete turbinas S95 e quatro turbinas S88, todas de 2,1 MW, somando uma capacidade de geração de 27,3 MW. O parque deve ser entregue em novembro deste ano.

 

 

Segundo a fabricante, as turbinas S95 são um modelo mais moderno , com um rotor de 90 metros, o que garantirá 15% a mais de capacidade de geração. Além disso, as turbinas são acionadas antecipadamente com ventos na velocidade de 3m/s, mais baixa quen os modelos antigos, que iniciavam a operação com ventos de 4m/s de velocidade.

O Parque Bela Vista foi construído pela Suzlon na modalidade Turn-key EPC (Engineering, Procurement and Construction). Neste modelo, a companhia fica responsável pelos projetos executivos, especificação e compra de materiais e equipamentos, construção, montagem, testes de operação, treinamento de pessoal e pela entrega do site já em funcionamento.

No Brasil, a Suzlon responde por uma capacidade instalada de 388 MW, sendo que além destes, está construindo parques que irão gerar 363 MW. A companhia opera 185 turbinas em 11 parques eólicos e detém índices de disponibilidade acima de 98% em média.

 

Fonte: Jornal da Energia