Siemens lança turbina eólica capaz de fornecer 25% mais energia

A Siemens apresenta nova turbina eólica Direct Drive SWT TS-3,0-101 durante a Conferência Européia de Energia Eólica e Exposição em Varsóvia, na Polônia. A novidade conta com uma potência de três megawatts (MW), sendo capaz de oferecer 25% mais energia do que a turbina de 2,3 MW (atual da empresa), mas com menor peso e com redução de 50% das peças. A turbina eólica exige, ainda, menos manutenção e aumento da rentabilidade para os clientes. O primeiro protótipo foi instalado no ano passado, na Dinamarca, e apresentou excelente desempenho.

A Direct Drive possui um diâmetro de rotor de 101 metros e está disponível para projetos onshore e offshore em todo o mundo. O produto apresenta um gerador síncrono compacto, com ímãs permanentes. A principal vantagem dos geradores de magneto permanente é o seu design simples e robusto que não requer alimentação de excitação, os anéis de deslizamento ou de sistemas de controle. Isto leva a alta eficiência, mesmo com cargas baixas.

Uma das novidades da máquina é o design compacto. Com um comprimento de 6,8 metros e um diâmetro de apenas 4,2 metros. “A SWT-3,0-101 pesa apenas 73 toneladas, o que é inferior ao nosso padrão de turbina de vento de 2,3 MW”, afirma Henrik Stiesdal, CTO da Unidade de Negócios de Energia Eólica da Siemens. “Mas, apesar do design compacto, os técnicos terão mais espaço para trabalhar, pois o número de peças foi radicalmente reduzido”.

Soluções para o mercado de energia eólica fazem parte do portfólio ambiental da Siemens. No ano fiscal de 2009, a receita proveniente dos produtos verdes da companhia atingiu cerca de 23 bilhões de Euros. Isso tornou a Siemens a maior fornecedora mundial de tecnologias ecoeficientes. No mesmo período, os produtos da empresa permitiram aos clientes soluções capazes de reduzir suas emissões de CO2 em 210 milhões de toneladas. Este montante equivale a emissões anuais de CO2 de cidades como Nova York, Tóquio, Londres e Berlim.

Fonte: TnPetróleo

Tito Vianna

%d blogueiros gostam disto: