Projeto de pesquisa da Aneel em energia solar atrai 95 empresas
Companhias de todas as áreas do setor elétrico apresentaram interesse na chamada pública para geração fotovoltaica.
Embora ainda esteja engatinhando no País, o setor de energia solar tem atraído cada vez mais atenção dos agentes de mercado. Prova disso é o resultado de uma chamada pública aberta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na área de geração fotovoltaica. Um documento do órgão regulador apontou que 95 empresas mostraram interesse em participar do programa.
Na lista, aparecem concessionárias de distribuição, geradoras, empresas de transmissão e holdings com atuação em todos os elos do setor elétrico. Todas foram consideradas habilitadas para a chamada pela Aneel, mas duas teriam se apresentado fora do prazo estabelecido. Segundo a agência, o objetivo do programa é incluir a fonte na matriz elétrica brasileira e reduzir seus custos.
O projeto da Aneel incluira a instalação de uma usina conectada direta ou indiretamente, por meio de unidades consumidoras, à rede de distribuição ou transmissão, com potência entre 0,5MW e 3MW. Também deve entrar no escopo do projeto a instalação de sistema de aquisição, monitoração e análise de dados, considerados indispensáveis para a avaliação do desempenho técnico-econômico da iniciativa.
Parte dos custos da implantação do programa deverá ter contrapartida de recursos financeiros externos ao programa de P&D ou equivalentes. Esses valores, de acordo com a Aneel, poderão ser compensados por meio dos próprios benefícios econômicos resultantes do empreendimento.
Fonte:Jornal da energia