Profissionais veem AI como ameaça a empregos, mas não ao próprio cargo
O avanço de tecnologias de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) e automação de processos traz consigo riscos para diversas profissões. A maioria dos norte-americanos concorda que AI deve causar perda de empregos na próxima década, mas poucos veem riscos para sua própria posição.
É o que mostra estudo da empresa de pesquisas Gallup, conduzido em parceria com a Northeastern University, dos EUA, e publicado pelo The New York Times. O levantamento, que ouviu 3,3 mil adultos nos EUA, considera AI como qualquer tecnologia que possa realizar uma tarefa como humanos.
Mais de três em cada quatro profissionais nos EUA acreditam que a inteligência artificial mudará fundamentalmente a forma como o público trabalha e vive na próxima década. A mesma parcela acredita que AI deve destruir mais empregos do que criar, mas apenas um quarto dos entrevistados está preocupado com a perda de seu próprio trabalho. Autoconfiança ou desconhecimento dos riscos?
AI no dia a dia
O estudo mostra também que os norte-americanos já adotam amplamente a inteligência artificial no dia a dia: cinco a cada seis pessoas já usam um produto ou serviço com AI.
Confira os principais resultados:
– Cerca de 84% usam aplicativos de navegação como Google Maps, Waze e Apple Maps.
– Cerca de 72% disseram que transmitiram música ou vídeo com serviços como Netflix e Pandora.
– Metade disse que usa assistentes pessoais em seus smartphones, enquanto cerca de 32% usam aplicativos de compartilhamento de viagem.
– Cerca de 22% usaram assistentes pessoais domésticos inteligentes, como o Google Home e Alexa, da Amazon.
Fonte: ComputerWorld
É sério isso? Vai sair deste artigo sem deixar seu comentário? Comente aí!