Obama anuncia financiamento para usina nuclear nos EUA

Governo garantirá US$ 8 bilhões para o projeto, diz presidente.
É a primeira usina do tipo a ser construída no país em quase 30 anos.

Barack Obama faz tour de centro de treinamento de eletricistas em Lanham, Maryland, nos EUA, onde anunciou financiamento para usina nuclear (Foto: Pablo Martinez Monsivais/AP)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta terça-feira (16) que seu governo vai garantir US$ 8 bilhões em financiamento para uma usina nuclear, a primeira a ser construída nos EUA em quase três décadas.

Obama prometeu que isso seria “só o começo”, dizendo que a usina faz sentido economicamente. Ele pediu mudanças na legislação para que a energia gerada com combustíveis fósseis tenha um custo extra, para dar às empresas um incentivo para gerar energia mais limpa.

“Em um assunto que afeta nossa economia, nossa segurança, o futuro do nosso planeta, nós não podemos continuar mergulhados nos mesmos velhos debates

entre esquerda e direita, entre ambientalistas e empreendedores”, disse Obama.

“Nossos competidores estão correndo para criar empregos e comandar setores de energia de rápido crescimento e a energia nuclear não é exceção.”A nova usina ficará em Burke County, no estado da Georgia. Os custos altos, problemas de segurança e oposição de ambientalistas vinham impedindo a construção de novas usinas nucleares nos últimos anos.

Fonte:G1

Amanda Silva

%d blogueiros gostam disto: