MIT cria polímero que pode gerar eletricidade a partir da água
Pesquisadores do MIT desenvolveram uma combinação de polímeros que pode gerar energia baseada em substâncias simples, como a água. O invento seria uma alternativa à produção de eletricidade para pequenos dispositivos.
Similar aos músculos humanos, a mistura consiste em um esqueleto baseado em etileno envolvido por uma lâmina de polipirrol. Este polímero reage em contato com o vapor d’água, enrijecendo-se e alterando a estrutura fixa em que está inserido.
Ao primeiro movimento, a reação começa a se desfazer e os compostos voltam à forma inicial. O princípio ocorre em ciclo, como exposto no vídeo abaixo (em inglês), em que as amostras aparentemente mexem-se sozinhas sobre uma superfície.
Tal característica levou os cientistas a acoplarem circuitos à mistura. Utilizando geradores piezoelétricos, que transformam energia motora em energia elétrica, foi possível carregar totalmente um capacitor de 0,6 V.
Dessa maneira seria possível utilizar o invento como fonte elétrica para componentes eletrônicos, dispensando baterias e fazendo uso de uma matriz ecológica, como a água.
Fonte: Olhar Digital