Lula diz que Petrobras pode ser empresa ‘mais importante do planeta’
Presidente inaugurou parque termelétrico a gás da Petrobras na região Norte.
Para ele, capitalização da empresa foi a maior ‘do capitalismo mundial’.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (26), em Manaus, que a Petrobras poderá se transformar na empresa de energia “mais importante do planeta Terra”. O presidente participou da cerimônia de inauguração do parque termelétrico a gás da Petrobras na região Norte, no começo desta noite.
“A Petrobras não pode ser apenas uma empresa de petróleo. A Petrobras pode se transformar na empresa de energia mais importante do planeta Terra. Ela pode cuidar do gás, ela pode cuidar da termelétrica, ela pode cuidar do petróleo, mas ela pode cuidar também do combustível renovável que é o que nós precisamos”, disse Lula.
O presidente ainda afirmou que o processo de capitalização da empresa, realizada no seu governo, é um dos seus maiores orgulhos. Segundo Lula, o processo foi o maior já feito no “capitalismo mundial”.
“Sabe qual é meu orgulho? É que eu vou passar para a história porque nós vivemos a maior capitalização que a história do capitalismo conheceu. Logo eu, que passei metade da minha vida dizendo que era socialista. Logo eu, que passei metade da minha vida dizendo que era contra o capitalismo. Fui eu, no meu mandato, que participei da maior capitalização do capitalismo mundial, capitalizando a Petrobras para que ela possa sair para a segunda maior empresa de energia do mundo. Não é pouca coisa”, afirmou o presidente.
Ao lembrar que Manaus será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, o presidente falou que o Brasil está disposto a fazer um dos mais bonitos eventos, “construído num clima de paz”.
“Nos estamos dispostos a fazer a mais bonita Copaque que o mundo já conheceu. Porque os gringos têm dinheiro, eles pensam que sabem fazer as coisas, mas eles vão perceber que a maior beleza que a gente tem para oferecer como espetáculo não é um estádio gelado de concreto não. É a alma e a alegria do povo brasileiro construído num clima de paz.”
Fonte: G1