Indianos geram energia a partir do casulo do bicho-da-seda

Desenvolvedores propõem usar a nova fonte para alimentar eletrônicos

Bicho-da-seda

Você sabia que as membranas do casulo do bicho-da-seda têm vestígios de elementos como sódio, carbono, nitrogênio e oxigênio?

Cientistas na Índia descobriram uma forma de coletar esses elementos e produzir eletricidade. Um estudo publicado na Scientific Reports sugere que os casulos podem ser usados para gerar energia limpa. A eletricidade pode ser usada para alimentar eletrônicos e inicia uma nova tecnologia de baterias.

Para gerar a energia só é preciso de água. Molhar os casulos faz os elementos ali presentes produzirem uma corrente elétrica através da membrana do casulo.

Os cientistas ligaram um eletrodo de alumínio à superfície interior de um casulo e um eletrodo de cobre à superfície exterior, e expuseram o casulo ao vapor de água. Ao ligar três desses casulos foi possível acender uma lâmpada de LED.

Segundo Sushil Kumar Singh, coautor do estudo, a Índia planeja aperfeiçoar a técnica para usar o casulo como uma bateria e comercializá-la.

Há uma expectativa de que as baterias também possam ser produzidas a partir da proteína de seda de sericina, que é desperdiçada durante a produção têxtil comercial.

 

Fonte: Exame

1008jia2001