Impressora 3D será novo “brinquedinho” de astronautas da ISS

size_590_iss-terraIdeia da NASA é usar impressora 3D para repor peças que quebram no espaço.

NASA vai enviar uma impressora 3D para os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) no próximo dia 19. A informação foi publicada hoje pela Nature, importante publicação da área de Ciência.

Segundo a Nature, a primeira impressora 3D a ser enviada ao espaço foi fabricada pela empresa Made in Space, da Califórnia. Do tamanho de um forno de micro-ondas, ela é capaz de moldar objetos de plástico com temperaturas que variam entre 225 e 250 graus celsius. Para isso, a máquina pode demorar entre 20 minutos e duas horas.

O objetivo de enviar uma impressora 3D ao espaço é simples. A NASA quer usar o aparelho para fabricar peças e outros objetos na ISS, eliminando assim a necessidade de enviá-los da Terra.

“Se você tem hoje 300 diferentes coisas que podem quebrar na sua espaçonave, você não precisaria necessariamente levar 300 peças de reposição”, explicou à Nature Dwayne Day, representante do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA.

Porém, muitos desafios estão envolvidos no envio da impressoa ao espaço. Em testes, a Made in Space verificou que a ausência de gravidade muda a espessura dos materiais e a forma como a temperatura varia neles.

Esses fenômenos afetariam diretamente a produção de objetos pela impressora 3D e devem ser acompanhados pelos astronautas no espaço. Aprimoramentos com base nessas observações devem ser implantados numa segunda impressora 3D, a ser enviada ao espaço no ano que vem.

“Indepedentede de funcionar fantasticamente ou não, nós vamos aprender coisas que serão usadas no design das máquinas do futuro”, afirmou à Nature Michael Snyder, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Made in Space.

Fonte: Exame