IBM desenvolve computador quântico acessível a todos via internet

There's Now a Real Quantum Computer That Anyone Can Use RemotelyPor décadas, a computação quântica tem sido restrita aos laboratórios de pesquisa. Mas agora a IBM desenvolveu um protótipo funcional de computador quântico acessível via internet, pela IBM Cloud. Projeto conhecido como IBM Quantum Experience. Literalmente, qualquer um pode usá-lo.

A companhia criou um computador quântico de 5 qubits – localizado em um laboratório em Nova York – acessível remotamente utilizando um software específico.  Não é para os fracos: a interface amigável, mostrada na imagem abaixo, ainda necessita que a pessoa saiba como um dispositivo quântico funciona, o que está além da compreensão de muitos.

Screenshot of IBM's new quantum 'cloud' service

Simuladores de computadores quânticos já foram disponibilizados via internet antes, mas essa é a primeira vez que o hardware realmente foi disponibilizado de maneira tão aberta para uso  do público.

O anúncio abre a oportunidade de acesso a um dispositivo quântico real para estudantes, pesquisadores e hobbystas que não teriam essa chance de contato com essa tecnologia. Além disso, quanto mais pessoas utilizando o hardware, mais tempo é gasto testando-o, logo mais erros podem ser encontrados, bem como aperfeiçoamentos feitos.

Progresso é o foco. Computadores quânticos podem, teoricamente, ser muito mais rápidos porque tiram vantagem de uma peculiaridade da mecânica quântica. Enquanto os computadores clássicos utilizam bits que existem como 0 ou 1, computadores quânticos utilizam “qubits” que podem existir como 0, 1 ou uma superposição desses dois estados. Isso permite um único qubit apresentar dois valores ao mesmo tempo, ou para dois qubits, quatro valores simultâneos. Continue a progressão desses números e você chegará a um dispositivo que pode processar informação exponencialmente mais rápido do que os computadores de hoje.

Mas, até o momento tem se provado difícil construir dispositivos com mais do que alguns qubits. Existe, claro, o computador quântico D-Wave, que aparenta ser capaz de lidar com centenas de qubits. Apesar de vários estudos, incluindo o da equipe do Google Quantum A.I. Lab, o fato de ele utilizar ou não da mecânica quântica ainda não foi comprovado.

Você pode solicitar o acesso por este link.

Fonte: Gizmodologo_pet2