General Electric investe 420 milhões na maior fábrica de painéis solares dos Estados Unidos

A General Electric (GE), um dos maiores grupos empresariais norte-americanos, acabou de anunciar um mega investimento de 420 milhões de euros naquela que será a maior fábrica de painéis solares dos Estados Unidos.

Depois de avultados investimentos na energia eólica, a GE vira-se agora para a energia solar e pretende repetir os sucessos da sua divisão de produção de turbinas, mas agora com painéis solares.

O elemento central a toda a estratégia é um novo painel solar, mais fino, e que ontem foi oficialmente anunciado.

O local da nova fábrica será escolhido dentro de três meses e irá empregar 400 pessoas quando abrir oficialmente, em 2013. A fábrica produzirá painéis solares ultra-eficientes e com capacidade suficiente para gerar 400 megawatts de electricidade por ano – ou, por outros palavras, o suficiente para electrificar 80 mil casas por ano.

De acordo com os media norte-americanos, a fábrica terá quase 15% mais capacidade que a atual maior fábrica nos Estados Unidos, que é gerida pela alemã SolarWorld. Esta capacidade é medida pelos megawatts dos painéis.

“Na última década, através de investimento em tecnologia, a GE tornou-se uma das principais fabricantes de turbinas eólicas, e o nosso investimento em produtos solares de alta tecnologia vai ajudar-nos a continuar a fazer crescer a nossa posição na indústria das energias renováveis”, explicou o vice-presidente da GE para o negócio das energias renováveis, Victor Abate.

“Estamos a lutar contra a maior barreira para a adoção por todos da tecnologia solar – o preço – e estamos bem posicionados para dar aos nossos clientes soluções financeiramente mais em conta”, continuou o responsável.

Uma das primeiras consequências da abertura desta fábrica é a descida dos preços dos painéis solares, que serão, paralelamente, mais fáceis de encontrar no mercado.

Fonte: GreenSavers

Aproveite para discutir sobre energias renováveis na nossa enquete.