Furnas apura causas de interrupção no fornecimento de energia

Companhia diz que equipamentos da subestação Foz do Iguaçu voltaram a operar às 22 horas

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (4/10), Furnas afirmou que “as atividades de manutenção programada estão em dia em seu sistema”. Segundo a companhia, as causas da ocorrência que provocou a interrupção do fornecimento de energia em algumas regiões do País na noite desta quarta-feira (3/10) “continuam sendo apuradas”.

Ainda de acordo com a empresa, estão sendo feitas as análises dos relatórios de proteção e testes nos demais equipamentos. Furnas também informou que suas equipes trabalharam em conjunto com o Operador Nacional do Sistema (ONS) para minimizar os impactos no SIN e recompor o sistema. Os equipamentos, segundo a companhia, foram liberados  para operação ainda ontem, por volta das 22 horas.

O comunicado é um resposta ao desligamento de um transformador, de 1.650 MVA, da subestação de Foz do Iguaçu, no Paraná, que provocou a queda de energia nas regiões. Por conta disso, houve desligamento automático, em sequência, de outros três transformadores desta Subestação pelos seus dispositivos de proteção, interrompendo o despacho de cerca de 5.000 MW da Usina de Itaipu (600 hz) ao SIN, o que ocasionou a queda de energia nas regiões.

Fonte: Jornal da energia