Filipinas constrói edifício de plástico reutilizado para ensinar sobre a energia renovável e a reciclagem de resíduos
Um novo edifício alimentado por energia solar e construído com garrafas de plástico recicladas foi inaugurado em Manila, Filipinas. O objetivo de experiência é educar sobre a energia renovável e o problema de gestão de resíduos, tomando como base o “Dia da Terra 2013”.
Criado por Ilac Diaz, da Liter Of Light, – promotor de la iluminación con botellas – juntamente com Stephen Lamb, fundador da empresa de design sustentável Touching The Earth Lightly, o pavilhão Solar Revolution é uma estrutura de 6 metros de altura e 200 m² construída com 1.600 caixas de vegetais fabricadas a partir de garrafas de plástico reutilizáveis.
Ilac Díaz e Stephen Lamb se reuniram pela primeira vez no ano passado na Bienal de Xangai. Eles compartilham a visão de fornecer energia, alimento e soluções habitacionais que respeitam o meio ambiente.
Os visitantes podem aprender sobre outras tecnologias de menor impacto ecologico disponíveis no local, como a hidroponia, que envolve o cultivo de plantas sem a necessidade de se utilizar a terra. Segundo Diaz: “Trata-se de ensinar as pessoas como fazê-lo. Queremos que as pessoas sejam capazes de sair deste pavilhão e posam construir estas tecnologias sozinhos.”
Além disso, o pavilhão de energia solar serviu como uma plataforma de lançamento da ultima inovação de Liter Of Light, um tubo de LED que até o momento foi distribuído em 150 localidades.
Fonte: Arch Daily