Facebook fica mais verde

O Facebook, a maior rede social do mundo, criou um novo data center totalmente eficiente e que gasta menos energia. E para não economizar sozinho, repartiu o projeto com o mundo todo.

A rede social quer criar algo como um “código aberto” para fazendas de servidores gastarem menos dinheiro e energia.

Em cada coluna existem 30 servidores mais altos, para facilitar a ventilação passiva e reduzir a necessidade de ar-condicionado. Para reduzir ainda mais o consumo com essas máquinas, foram instalados ventiladores gigantes que ficam no segundo andar e puxam o ar de fora para esfriar o ambiente – que já é mais frio, por ficar no estado americano de Oregon, numa região de clima seco e sem variação bruscas de temperatura.

Suas placas mães (AMD e Intel) foram adaptadas para retirar tudo o que não fosse realmente necessário para o uso destinado (guardar fotos e seus comentários cheios de “curtir”). Cada rack tem voltagem de 277 V e usam um esquema de entrada de energia especial, que dispensa conversores. Assim, 93% da energia é utilizada. O local ainda conta com uma bela – e econômica – iluminação por LED, fazendo o data center do Facebook 38%¨mais eficiente e 24 % mais barato que os outros de mesmo porte.

Fonte: Eco4Planet

1008jia2001