EQUIPE DA UFJF PARTICIPA DE COMPETIÇÃO EM CURITIBA/PR

Em 2012, a Maratona Universitária da Eficiência Energética esteve em seu 9º ano de realização. Inspirada no padrão europeu da Shell Eco-Marathon, a competição desafia estudantes universitários a projetar veículos que serão submetidos a testes de resistência e confiabilidade, além da eficiência em consumo de combustível. Com isso, a iniciativa visa à inovação tecnológica aliada a conceitos sustentáveis.

Até hoje, mais de 130 protótipos ecológicos marcaram presença, sendo que a cada ano, as equipes surpreendem com soluções inovadoras em projeto, design, eletrônica e materiais alternativos. Baseado nesses conceitos, a equipe da UFJF iniciou suas atividades em 2012 com o apoio do Prof. Dr. Rogério de Almeida Vieira, do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica da UFJF. Este vislumbrou a MUEE como forma de complementar a formação acadêmica oferecida pela Universidade, dando aos alunos a oportunidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos em aula.

Com a participação de bolsistas e um grupo de alunos voluntários, a equipe 4E/UFJF é composta por 9 acadêmicos – André Procaci, Lucas Monnerat, Guilherme Pires, Gulliver Catão, Edilene Neves, Felippe Pellegrino, Leomar Marques, Cláudio Mariano e Saulo Machado. Estes se reuniram faltando menos de 1 mês para a Maratona 2012 e com R$0,00 de orçamento, mas ainda sim confiantes no desenvolvimento de um projeto capaz de competir este ano.

Depois de noites mal dormidas, má alimentação, venda de rifas e pedidos de patrocínio, o protótipo Katança foi construído em 28 dias. Aproximadamente 80% do carro foi feito com material reutilizado de descartes, o que deu origem ao nome.

Na competição, a equipe foi aprovada em todos os testes estáticos, de direção, segurança e frenagem, mas teve dificuldades em obter marcas de consumo para o veículo. Entre 18 carros, o Katança obteve a décima quinta colocação geral. De resultado, a equipe está muito feliz pela superação e o aprendizado adquirido como diz o capitão da equipe – André: “Pelo tempo de trabalho, custo, integração dos membros, conclusão do veículo e participação na competição, estamos muito satisfeitos e empolgados para construir um novo protótipo. Já começamos a pensar no próximo ano; com bom planejamento queremos ser capazes de disputar o título em 2013”.

Especificações gerais do veículo: motor a gasolina 1,5 Hp / 4 tempos, transmissão projetada por reduções, freios V-brake,  chassi em estrutura tubular e carenagens em fibra de vidro.

A Equipe Eta de Eficiência Energética sente-se honrada pela confiança e atenção depositadas dos nossos parceiros: Ciser, Branco, Antoninos, Transportes VT, CFC Cidade Alta, Monnerat Restaurações e a Faculdade de Engenharia – em especial ao diretor Hélio.

Texto : André Procaci (Equipe ETA )

1008jia2001

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