Energia eólica com a marca de R$ 3 bilhões em investimentos

Empresa alcança 347 MW de potência em operação comercial com inauguração do décimo quarto parque eólico, no Ceará

A Energimp, que pertence ao Grupo IMPSA e FI-FGTS, pôs em operação comercial o seu décimo quarto parque eólico no Brasil. Com o Parque Quixaba, no Ceará, a empresa alcança 347 MW de potência em operação comercial no País. Além do Parque Quixaba, a empresa se prepara para colocar em operação comercial outros 117 MW até o primeiro trimestre de 2013, como previsto no seu cronograma. Assim, a Energimp chega a 464 MW de potência instalada, dos 803 MW que tem contratado, tornando-se a maior empresa de energia eólica de capital fechado da América do Sul.

O Parque Quixaba, de 25 MW, é o primeiro dos oito parques que formarão o Complexo Ceará II. O projeto foi financiado pela Caixa Econômica Federal com fundos do BNDES. A central geradora ocupa uma área de 57 hectares, com 17 aerogeradores de 1,5 MW cada um, todos fabricados na moderna fábrica que a IMPSA possui em Pernambuco. Estes equipamentos de última geração possuem conversores de frequência e ímãs permanentes, dos quais há mais de 11.000 MW em operação comercial no mundo.

A construção Parque Eólico Quixaba gerou 2.000 empregos diretos e indiretos. Ele alcançará uma produção anual de 80.000 MWh, o suficiente para abastecer com energia eólica 40.000 famílias e evitar a emissão de 650.000 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. É o equivalente ao consumo de 1,3 milhões de barris de petróleo ou a plantação de 15 milhões de árvores durante 10 anos.

Segundo Juan Carlos Fernandez, VP da IMPSA Energy “O objetivo da empresa é investir em energias renováveis e contribuir para o desenvolvimento e diversificação da matriz energética brasileira, por isso planejamos alcançar R$ 5 bilhões de investimentos até 2014. Ao investir em energia e utilizar produtos produzidos no Brasil, estamos contribuindo para o desenvolvimento tecnológico da energia eólica no país”, explica Fernandez.

Energimp – Pertencente ao grupo IMPSA e FI-FGTS, a empresa brasileira Energimp é um dos maiores geradores de energia eólica no Brasil, contando, atualmente, com 30 parques eólicos distribuídos nas regiões Nordeste e Sul do país.

Está entre os maiores geradores de energia eólica da América Latina, com 800MW de empreendimentos com contratos de compra e venda de energia (PPA) firmados, dos quais 347 MW estão em operação comercial e os demais em diferentes estágios de desenvolvimento.

É um produtor independente de energia, cuja missão é desenvolver, estruturar e administrar os contratos de compra e venda de geração de energia elétrica provenientes de fontes renováveis.

Fonte: Ambiente Energia