Eficiência energética tem lista de produtos

Portugal – A economia de energia, para benefício do bolso dos contribuintes e do meio ambiente, é o objetivo visado pelos conselhos dirigidos a quem vai ser, em breve, comprador de produtos que funcionam a eletricidade. A Quercus, em conjunto com a Agência para a Energia (Adene), é um dos parceiros nacionais do projeto europeu Euro-Topten Plus, vigente em 16 países.

O projeto está acessível na internet, no endereço www.topten.pt ou na versão europeia www.topten.info/. Trata-se de um guia para o consumidor sobre aparelhos, utensílios e automóveis. A atualização mais recente da versão portuguesa ajuda a escolher geladeiras e congeladores eficientes energeticamente.

A atualização mais recente do site topten.pt diz respeito a geladeiras e congeladores. Segundo o vice-presidente da Quercus afirmou à agência Lusa, a economia de energia depende naturalmente do tipo de aparelho que o consumidor teve em funcionamento nos últimos anos. No entanto, segundo as estimativas veiculadas por Francisco Ferreira, “se o modelo tiver 10 ou 12 anos, a mudança pode significar centenas de quilowatts de poupança num ano”, o equivalente, segundo as tarifas praticadas, a “muitas dezenas de euros”.

Em termos globais, numa casa, a não adoção de simples normas de economia e eficiência implica desperdícios de cerca de 10% no consumo energético.

Num sistema comparativo, semelhante ao utilizado pela Associação de Defesa do Consumidor, são feitas referências a quatro marcas de geladeiras e congeladores “que se destacaram pela maior presença de produtos dentro dos dez mais eficientes”.

Ainda de acordo com Francisco Ferreira, a divulgação pública dessas informações pode funcionar como “uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar uma melhoria contínua dos equipamentos”.

O projeto europeu Euro-Topten Plus pretende mostrar aos consumidores que podem desempenhar um papel ativo no combate às alterações climáticas, através das escolhas que fazem no seu dia a dia.

O endereço central do projeto inclui dicas sobre alguns produtos e equipamentos que não estão presentes no site em português. É o caso de informações sobre bombas de calor e cilindros para aquecimento de água, havendo também ali uma maior autonomização de dados sobre equipamentos de escritório e eletrônicos.

O endereço português, além de agora incluir novos equipamentos de frio, atualiza dados sobre lâmpadas de baixo consumo, acrescentando os LEDs (díodos emissores de luz). Também a informação sobre automóveis menos gastadores de combustíveis e menos emissores de gases com efeito de estufa foi atualizada.

Em toda a listagem, a eficiência energética foi “o critério fundamental” na seleção dos modelos, mas foram também considerados fatores como o ciclo de vida dos produtos, os impactos que têm na saúde e no ambiente e o seu desempenho na função para que foram comercializados. A atualização dos conteúdos para consulta dos consumidores abrangeu também os automóveis, estando ali referidos quatro modelos tidos como mais eficientes, em emissões de ruído e recursos usados em sua fabricação.

Segundo o vice-presidente da Quercus, “Portugal é um dos países da UE que tem carros novos a serem vendidos com menor consumo de combustível, portanto com maior eficiência”.

Fonte: Jornal de Notícias

Leonardo Magalhães