Clareando Caminhos

Assunto: Portal Lumière – 06.2010

São Paulo – Portal Lumière divulga reportagem sobre túnel Daher Cutait, premiado por iluminação eficiente energeticamente após investimento de R$ 1,34 milhão em projeto

São Paulo – Na cidade de São Paulo, cada vez mais aumenta o acúmulo de pessoas e veículos circulando pela cidade, necessitando assim, de uma boa iluminação pública. Pensando nisso, o túnel Daher Cutait, mais conhecido como Nove de Julho, recebeu, em 2008, uma obra de modernização e eficientização. As mudanças incluíram troca de instalações e materiais elétricos, assim como medidas de prevenção de furtos de cabos.

As modificações foram tão bem sucedidas que receberam o prêmio Abilux Projetos de Iluminação 2009 na categoria Iluminação Eficiente. O túnel conta ainda com um sitema que garante o conforto e evita as diferenças de luminosidade aos olhos dos motoristas. O primeiro trecho começa com 2.100lux, no segundo a luminosidade é reduzida para 900lux, no terceiro, 300lux e no último cai para 100lux, permanecendo assim até o final. O investimento de R$ 1,34 milhão fez parte do Projeto de Eficiência Energética estabelecido entre a concessionária AES Eletropaulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O Portal Lumière publicou uma reportagem sobre o assunto. Segundo a matéria, desde 2008, quando ocorreu a reforma, a nova iluminação do túnel trouxe uma redução no consumo de energia de 76%, o que significou uma economia aos cofres públicos de 500 mil reais.

Portal Lumière