Cientistas do MIT descobrem como encolher objetos usando um laser
Em 1948, Marvin, o Marciano, um dos desenhos animados Looney Tunes, surpreendeu o mundo com a sua arma para reduzir o tamanho de seus inimigos aparentes ou fazer eles desaparecerem da face da terra.
Tem sido quase 60 anos e esta façanha parece ser possível agora, como evidenciado por um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, que “descobriu” como encolher objetos usando um laser.
Embora a ideia do desenho animado parecia ser de ficção científica no momento, como filmes intermináveis do gênero, agora especialistas olhou pela possibilidade real reduzir objetos em nanoescala a partir de do Laser.
A partir desse avanço da comunidade científica, pude levar qualquer estrutura simples e reduzi-la mil vezes seu tamanho original. Nesse sentido, o professor de neurotecnologia Edward Boyden, principal pesquisador do MIT, busca alcançar o que durante anos foi uma coisa de ficção científica: “inventar melhores equipamentos para fabricar nanomateriais menores”.
Procedimento simples
O surpreendente é que, para atingir esse objetivo – reduzir o tamanho das coisas -, os cientistas usam um feixe de laser e um gel absorvente (comumente usado em fraldas para bebês), de acordo com a BBC.
O procedimento é semelhante a escrever com uma caneta 3D. Então, eles podem juntar qualquer material (metal, DNA ou pequenas partículas de “pontos quânticos”) à estrutura. Finalmente, eles encolhem a estrutura para um tamanho minúsculo.
O processo inclui injetar um material no gel e ampliá-lo para facilitar a visualização.
Anteriormente, lasers semelhantes tinham sido capazes de fazer apenas objetos bidimensionais, enquanto outras formas de estruturas tridimensionais encolhidas eram mais lentas e mais difíceis de serem recriadas na maioria dos laboratórios.
Fonte: Engenhariae