Calor e indústria fazem consumo de energia subir 8,5% em março
[i]Atividade da indústria se recupera após a crise financeira. No acumulado em 12 meses, a carga registrou crescimento de 3,3%[/i]
O consumo de energia elétrica em março subiu 8,5% contra igual período do ano passado e caiu 0,1% em relação ao mês anterior, que foi mais quente, segundo dados preliminares divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta quarta-feira (7).
Segundo o ONS, a expansão da carga é explicada, principalmente, pelo uso de aparelhos de refrigeração na classe residencial, em razão da ocorrência de temperaturas mais elevadas, e pela recuperação da atividade industrial em março, já que há um ano o país vivia o auge da crise financeira.
No primeiro trimestre de 2010 ante o mesmo intervalo de 2009, a expansão da carga foi de 10,5%. No acumulado dos últimos doze meses, a carga registrou crescimento de 3,3%. A carga inclui a demanda dos consumidores e as perdas de energia do sistema de transmissão.
Em março, o subsistema Nordeste liderou o consumo, com alta de 13% na comparação anual, seguida pelo subsistema Norte, com alta de 9,2%, e dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste (7,8%) e Sul (7%).
“Apesar de terem sido observadas, principalmente no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, temperaturas amenas na primeira semana, o mês de março apresentou na maioria dos dias temperaturas elevadas, comportamento típico para essa época do ano”, informou o operador em comunicado.
Fonte: G1