Brasil exportará até 2.100 MW à Argentina

Cien e Eletrosul foram autorizadas pela Aneel a realizarem suprimento, que deverá ocorrer entre junho e dezembro deste ano

A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou à Cien e a Eletrosul a exportação e importação de energia através do intercâmbio entre Brasil e Argentina. A capacidade está limitada a 2.100 MW. De acordo com a agência, o suprimento de energia à Argentina deverá ocorrer entre junho e dezembro deste ano e deverá ser prevista a combinação de duas modalidades de fonte de produção.

A primeira delas é de origem termelétrica não utilizada no atendimento ao mercado interno brasileiro e/ou de origem hidrelétrica, exclusivamente em caso de existência de energia vertida turbinável nos reservatórios do sistema brasileiro, sem necessidade de devolução. Outra combinação, segundo a agência, é o suprimento a partir de fontes de geração utilizadas pelo Sistema Interligado Brasileiro, com suprimento de junho a agosto e com obrigatoriedade de devolução até novembro de 2009, podendo ser antecipado.

A Cien e a Eletrosul foram autorizadas a exportar energia através das estações conversoras de frequência de Garabi e de Uruguaiana, respectivamente. O montante total de energia a ser exportada terá seu dimensionamento identificado no Programa Mensal de Operação do ONS, com periodicidade de atualização semanal. Os custos referentes às garantias, perdas de energia, transporte, encargos, taxas e tributos serão de responsabilidade da Argentina. A decisão foi tomada na reunião da diretoria colegiada da Aneel, realizada nesta terça-feira, 6 de julho.

Fonte:Canal Energia

fernandomonteiroufjf