Brasil e EUA reforçam cooperação no setor de energia Vice-ministro de Energia norte-americano esteve no MME

Crédito: MME

O vice-ministro de Energia norte-americano, Daniel Poneman, aproveitou sua vista ao Brasil para participar do 12º Encontro Internacional de Energia e esteve nesta quarta-feira (17/8) com Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, para reforçar o desejo de cooperação entre ambos os países na área de geração de energia e eficiência energética, firmada em 2010.

Segundo o MME, assuntos como bioenergia, hidroeletricidade e sustentabilidade pautaram o encontro, que contou com mesas de debate para troca de informações.

Zimmermann destacou que a disposição do Brasil em dar sequência ao diálogo iniciado há alguns anos com os americanos é importante, sobretudo, para o desempenho positivo das políticas energéticas de cada nação. No entanto, frisou que as questões ambientais e sociais também devem ser consideradas como prioritárias.

Poneman afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reforçou o interesse em trabalhar com o Brasil no desenvolvimento de energias seguras e acessíveis. “O fato de estarmos aqui reforça o interesse em elevar o diálogo com o Brasil. Os dois países têm demonstrado seus valores e também o interesse de compartilhar oportunidades em energia”, ressaltou.

Ainda segundo Poneman, ambos os países podem reforçar a cooperação nos setores de petróleo, gás natural, bicombustíveis e também eficiência energética.

Fonte:Jornal da energia