Bateria líquida pode ajudar energia solar e eólica
As baterias líquidas, ou baterias de fluxo, têm se mostrado bastante promissoras no ramo de energia limpa. Para contrabalançar as flutuações das energias eólica e solar,essas baterias auxiliam porque é relativamente simples e barato ampliar seus tanques, bombas e encanamentos.
Agora, uma bateria de fluxo que é ainda mais simples e mais barata foi desenvolvida pela equipe do Dr. Yi Cui, da Universidade de Stanford.
As baterias de fluxo atuais bombeiam dois líquidos diferentes através de uma câmara onde moléculas dissolvidas passam por reações químicas que armazenam ou liberam energia.
Essa câmara contém uma membrana que permite passar apenas os íons que não estão envolvidos nas reações, mantendo os íons ativos fisicamente separados.
A nova bateria utiliza moléculas de produtos relativamente mais baratos em relação àqueles utilizados nas baterias tradicionais e, além disso, dispensa a membrana.
Segundo o Dr. Cui, a nova bateria manteve um excelente desempenho de armazenamento de energia durante os primeiros testes de laboratório, nos quais houve mais de 2.000 cargas e descargas, o equivalente a mais de 5,5 anos de ciclos diários. Além disso, o cientista afirmou que uma versão em larga escala da nova bateria de fluxo poderia ser capaz de armazenar muitos megawatts-hora de energia.
A equipe planeja ainda construir um protótipo em escala piloto para avaliar se o escalonamento não gera efeitos colaterais indesejáveis.
FONTE: Inovação Tecnológica