Aparelho transforma óleo de cozinha usado em biodiesel

São Paulo – Quem escolhe ter um estilo de vida ecológico enfrenta várias dificuldades. Uma delas envolve descobrir o meio mais apropriado para descartar o óleo de cozinha usado. Pensando nisso, a empresa britânica Biobot criou um aparelho que consegue transformar o óleo em biodiesel.

Chamado BioBot 20, o aparelho evita que a gordura seja despejada no esgoto e polua milhares de litros de água potável. Além disso, ele pode ser uma opção de combustível menos poluente que o tradicional óleo diesel, proveniente do petróleo.

O BioBot 20 pode ser instalado nas próprias residências. O processador doméstico consegue trabalhar com até 20 litros de óleo, misturados ao metanol.

O processo de transformação do óleo em biodiesel leva de 12 a 24 horas para serem finalizados. Apesar de parecer lento, trata-se de um processo barato porque o óleo é reaproveitado. Logo, não traz custos adicionais e ainda ajuda o meio ambiente.

Assim, além de produzir o biodiesel, o aparelho pode funcionar como uma ferramenta educacional. Isso porque o processo de fabricação do combustível também demonstra princípios químicos.

O BioBot 20 é comercializado por 655 dólares.

Fonte: Info.logopet