7ª Maratona Universitária Da Eficiência Energética

MARATONA: NÍVEL SUPERIOR EM MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Regulamento modificado, nova categoria a etanol e recorde de participantes
marcaram a 7ª Maratona Universitária da Eficiência Energética em São Paulo

Regulamento modificado, nova categoria a etanol e recorde de participantesmarcaram a 7ª Maratona Universitária da Eficiência Energética em São Paulo

Carros ecologicamente corretos, universitários apaixonados por automobilismo, inovação tecnológica e mobilidade sustentável dominaram o Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo, para a disputa da 7ª Maratona Universitária da Eficiência Energética, realizada entre os dias 22 e 24 de julho.

Após meses de intensas pesquisas para o desenvolvimento dos carros, incluindo os dias dos jogos da Copa do Mundo de Futebol, 17 universidades brasileiras (representando o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais) confirmaram a inscrição de 35 protótipos na edição 2010.

O desafio comum a todas as equipes participantes foi percorrer, com protótipos criados segundo conceitos sustentáveis e movidos a eletricidade, gasolina ou etanol, as maiores distâncias possíveis com o menor consumo.

Mesmo com os novos padrões de velocidade média mínima (15 km/h na categoria elétrico e 24 km/h para os modelos a gasolina e etanol) os idealizadores dos 15 veículos elétricos e dos 14 a gasolina buscaram superar os recordes estabelecidos: 367 km/l a gasolina, alcançado pela da Unicamp em 2007, e 39,6 km no elétrico, registrado pela Federal de Itajubá ano passado, com uma bateria de 12V 4Ah.

A expectativa também era grande pelo desempenho dos veículos que competiriam na nova categoria a etanol. As universidades Anhembi Morumbi (SP), Unioeste (PR), UTFPR (PR), Federal de Santa Catarina (SC), Univille (SC) e Federal de Santa Maria (RS) criaram os primeiros protótipos com o combustível vegetal.

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Leonardo Magalhães