Uma Inteligência Artificial conseguiu recriar a tabela periódica
Uma equipe de Stanford desenvolveu uma inteligência artificial (IA) que recriou a tabela periódica, para aproveitar essa ferramenta para descobrir e projetar novos materiais.
Chamado Atom2Vec, o programa aprendeu com sucesso em questão de horas a distinguir entre diferentes átomos depois de analisar uma lista de nomes de compostos químicos de um banco de dados online.
Então, a IA utilizou conceitos retirados do campo do processamento de linguagem natural, em particular a ideia de que as propriedades das palavras podem ser entendidas olhando outras palavras que as cercam, para agrupar os elementos de acordo com suas propriedades químicas
Zhang diz que a pesquisa, publicada na PNAS, é um importante primeiro passo em direção a sua meta mais ambiciosa, projetar um substituto para o teste de Turing, o padrão atual para inteligência de máquina.
Para uma IA passar no teste de Turing, ela deve ser capaz de responder perguntas escritas de maneiras que não sejam distintas das humanas. Mas Zhang acha que o teste é defeituoso porque é subjetivo. “Os seres humanos são o produto da evolução e nossas mentes estão cheias de todos os tipos de irracionalidades. Para uma IA passar no teste de Turing, seria necessário reproduzir todas as nossas irracionalidades humanas “, disse Zhang. “Isso é muito difícil de fazer, e não é um uso particularmente bom do tempo dos programadores.”
Em vez disso, Zhang gostaria de propor um novo benchmark de inteligência artificial. “Queremos ver se podemos projetar uma inteligência artificial capaz de derrotar seres humanos na descoberta de uma nova lei da natureza”, disse ele. “Mas para fazer isso, primeiro temos que testar se nossa IA pode fazer algumas das maiores descobertas já feitas por humanos.”
Zhang e seu grupo modelaram o Atom2Vec em um programa de IA que os engenheiros do Google criaram para analisar a linguagem natural. Chamada Word2Vec, que funciona convertendo palavras em códigos numéricos ou vetores. Ao analisar os vetores, a IA pode estimar a probabilidade de uma palavra aparecer em um texto, dada a concordância de outras palavras.
Por exemplo, a palavra “rei” é frequentemente acompanhada por “rainha” e “homem” por “mulher”. Portanto, o vetor matemático de “rei” poderia ser traduzido aproximadamente como “rei = uma rainha menos uma mulher mais um homem”.
“Podemos aplicar a mesma ideia aos átomos”, disse Zhang. “Em vez de alimentar todas as palavras e frases de uma coleção de textos, nós demos à Atom2Vec todos os compostos químicos conhecidos, como NaCl, KCl, H20, etc.”
A partir desta informação escassa, o programa de IA descobriu, por exemplo, que o potássio (K) e o sódio (Na) deveriam ter propriedades semelhantes, porque ambos os elementos podem se ligar ao cloro (Cl). “Assim como o rei e a rainha são semelhantes, o potássio e o sódio são semelhantes”, disse Zhang.
Fonte: Engenharia é
Uma Inteligência Artificial conseguiu recriar a tabela periódica