Uma case de smartphone que é capaz de medir a pressão arterial
Houve um tempo em que celulares já eram considerados o marco da tecnologia simplesmente por fazerem ligações, posteriormente por mandarem mensagens de texto, depois por poderem acessar a internet. Já nos dias de hoje eles podem medir sua frequência cardíaca simplesmente colocando o seu dedo sobre o leitor de digitais, o mesmo que você usa para desbloquear seu telefone. Mas o que mais eles vão poder fazer?
Mesmo que a Samsung tenha patenteado recentemente a mesma função, uma case para smartphone, que ainda está em desenvolvimento, que promete medir a sua pressão arterial através de um sensor onde você deverá pressionar com o seu dedo, ao invés de usar pulseiras pesadas para o pulso ou para o braço.
Em parceria coma Universidade da Califórnia, em São Francisco, a Samsung irá apresentar um aplicativo no dia 15 de Março – ou até mesmo um dia antes do anúncio oficiar do Galaxy S9 – que possibilitará a medição da pressão arterial do usuário com um novo e melhorado sensor que se encontrará na parte traseira do smartphone.
Existe uma variedade imensa de aplicativos na Play Store que usam a câmera ou os LEDs de iluminação prometendo uma leitura exata da pressão arterial, mas esses geralmente mostram um resultado sempre baixo, como se o usuário estivesse com algum problema de saúde. Mas a medição desse novo sensor da Samsung promete elevar esse nível de a um patamar acima.
Essa case em desenvolvimento também usa um sensor, trabalhando em conjunto com um aplicativo que indica, até, qual a força com que a pessoa tem de aplicar o dedo no sensor para que seja possível realizar a medição da pressão arterial com exatidão. Os desenvolvedores testaram o protótipo com 30 pessoas e foi descoberto que essas mesmas aprenderam mais rapidamente como usar esse protó tipo em comparação com um medidor específico de pressão arterial.
Os resultados quando comparados com outros exemplos de medidores de pressão arterial iguais ao da case – sensores que necessitam apenas de um dedo para medição – estão de acordo, porém quando comparados a medidores específicos os resultados variam. Sendo assim ainda há muito trabalho pela frente a fim de refinar essa medição. A patente foi feita e licenciada para a empresa Digitouch Health e é bom provável que tenhamos noticiais sobre o melhoramento dessa tecnologia em breve.
Fonte: Tecmundo
É sério isso? Vai sair deste artigo sem deixar seu comentário? Comente aí!