Transformação Digital na Pandemia
Devido a pandemia do COVID-19, fez-se necessário ações como isolamento social e fechamento do comércio. Juntamente com os sentimentos de medo, insegurança e incerteza, várias empresas, grandes e pequenas, aderiram à chamada Transformação Digital.
A transformação digital, por definição, é o fenômeno que incorpora o uso da tecnologia digital para solucionar problemas tradicionais. Ela também pode ser definida como o processo onde empresas usam tecnologia para alcançar melhores resultados, ou seja, a tecnologia é vista como a peça chave para os negócios. Muitos pensam que esse aprimoramento se enquadra apenas na área de marketing, mas na verdade trata-se de uma reformulação de estratégias em todas as áreas necessárias de aperfeiçoamento.
Existem hoje em dia dois tipos de Transformação Digital, chamados de Inovação de Projetos e Inovação Disruptiva. O primeiro é mais voltado para empresas tradicionais, que são maiores e já têm mais tempo de mercado. Nele, são identificadas as estratégias e áreas que não estão sendo eficientes e que podem ser aprimoradas no negócio. Já o segundo é mais voltado para startups e pequenas empresas, que ainda estão estabelecendo seu lugar no mercado. Ele consiste em quebrar um paradigma de mercado e criar um novo a partir dessa quebra, como exemplo a Uber que inovou o jeito de pedir um carro para se locomover de um lugar a outro.
Assim, hoje existem diversos exemplos de empresas que passaram por uma transformação digital, como: Adobe, Uber, Magazine Luiza, Domino’s Pizza, entre muitas outras. Uma tendência que com o passar dos anos se tornará comum a todas as firmas.
Por Maria Luiza Faria