Tesla planeja construir mais 3 gigafactories
A Tesla está planejando um total de cinco gigafactories, onde fabricará painéis solares e sistemas de baterias para seus veículos elétricos e para o armazenamento doméstico e comercial de energia.
“Mais tarde este ano, esperamos finalizar as localizações para as Gigafactories 3, 4 e possivelmente 5”, afirmou a empresa em uma carta aos acionistas.
A Tesla já começou a instalar o equipamento para fabricação do seu Model 3 em sua fábrica de Fremont, Califórnia, e na Gigafactory 1, em Reno, Nevada e está produzindo células de bateria para suas baterias Powerwall 2 e Powerpack 2.
As baterias têm a mesma forma para as células que serão usadas no Model 3 sedan. A Gigafactory está localizada em Buffalo, NY e a expectativa é que seja inaugurada no segundo semestre de 2017, quando começará a produção de painéis solares e telhas.
Antes do lançamento de seu Model 3 ainda este ano, a Tesla planeja reestruturar e expandir suas operações de fabricação, já que prevê um grande aumento nas vendas de seu carro elétrico mais acessível.
Neste mês, a montadora começou a construir os protótipos do Model 3 e planeja começar a produção do sedan em meados de 2017. O carro será vendido, inicialmente, a US$ 35 mil.
A companhia fundada por Elon Musk espera produzir cerca de 5 mil veículos elétricos por semana no quarto trimestre de 2017 e planeja aumentar esse número para 10 mil por semana em 2018.
“Os resultados iniciais do teste de colisão foram positivos, e todos os fornecedores relacionados ao Model 3 planejam apoiar o início da produção em julho”, disse a Tesla em sua carta. “O desenvolvimento do Model 3, cadeia de suprimentos e fabricação estão no caminho certo para apoiar as entregas no segundo semestre de 2017”.