Tecnologia substitui a luz do sol em plantações

São Paulo – A PlantLab, uma empresa holandesa, criou um método para que as plantas cresçam sem precisar da luz do Sol.

 

Para isso, é usada uma luz rosa. Ela é feita por uma combinação de luz LED vermelha e azul com o objetivo de substituir a luz solar. Assim, dá para cultivar plantas sob as luzes LED, com a mesma quantidade de água utilizada em um processo de gotejamento bem lento. No total, essas plantações crescem com 90% menos água.

Para desenvolver o método, foram feitos mais de 160 mil relatórios por segundo para determinar a quantidade exata de luz ideal para a planta, assim como a água. Dessa forma, nenhum recurso é desperdiçado e a planta não fica desnutrida nem exposta por mais tempo do que o necessário.

 

As plantas convertem a luz do sol em energia pela fotossíntese, mas precisam de apenas algumas cores do sol. A luz LED vermelha e azul conseguem fornecer a luz que a planta precisa e tornam o processo mais eficiente. Assim, a planta cresce forte e saudável.

 

O método é inovador porque não está sujeito a mudanças de acordo com fenômenos da natureza, como chuvas e secas. Além disso, a luz LED e as fazendas interiores climatizadas consomem menos energia, água e espaço do que a agricultura tradicional. Logo, reduzem o perigo de escassez de alimentos.

 

Quando as plantas são cultivadas em locais controlados, longe de pragas, a necessidade de pesticidas deixa de existir. Esses fatores levam a empresa a acreditar que é preciso repensar a produção de alimentos, em busca de métodos como o criado pela PlantLab.

 

Fonte: Info Abril

1008jia2001