SpaceX realiza teste estático dos 27 motores do foguete Falcon Heavy

A SpaceX ligou nesta quarta-feira (24) todos os 27 motores do foguete Falcon Heavy em Cabo Canaveral, na Flórida. O teste é o último antes da decolagem oficial que, segundo o CEO Elon Musk, deve acontecer nas próximas semanas.

O teste de hoje foi estático, simulando o lançamento apenas para verificar se os motores estão aptos para o lançamento. O Falcon Heavy, que teve a sua data de testes e decolagem adiada algumas vezes, na maioria delas sem motivos revelados, agora está pronto para chegar ao espaço transportando o veículo Tesla Roadster.

A diferença deste teste do Falcon Heavy para os outros foguetes é que será a primeira vez que a companhia vai lançar um veículo espacial com tantos motores ao mesmo tempo.

O Falcon Heavy é uma evolução do foguete Falcon 9, ou melhor, são três núcleos do Falcon 9 unidos, se transformando em uma combinação capaz de transportar uma carga de mais de 60 mil quilos à órbita da Terra. O foguete ainda é parcialmente reutilizável, sendo possível que os seus três núcleos sejam úteis novamente em lançamentos futuros.

Apesar das expectativas positivas, Elon Musk afirma que é possível que o Falcon X não consiga atingir a órbita inicial desejada, mas que espera que o veículo espacial esteja longe o bastante para não causar danos à Terra. “Sendo sincero, eu vou considerar até mesmo isso como uma vitória”, diz. Se o lançamento for bem sucedido, o Falcon Heavy deve se tornar um foguete disponível comercialmente.

Entre as suas missões está o carregamento encomendado de satélites, mas a SpaceX conta que também pretende levar dois turistas para dar uma volta à Lua e, futuramente, enviar cargas para as superfícies da Lua e de Marte.

Ansioso para o lançamento? Pois então deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!

Fonte: CanalTechlogo_pet2