Smart City Laguna: como é a segurança na 1ª Cidade Inteligente Inclusiva do Mundo

Smart City Laguna: como é a segurança na 1ª Cidade Inteligente Inclusiva do Mundo

A segurança é um ponto prioritário nas cidades inteligentes inclusivas construídas pela Planet Smart City. Na Smart City Laguna, em construção na cidade de São Gonçalo do Amarante (Ceará), foram desenvolvidas mais de 50 soluções inteligentes para proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos moradores. Neste artigo, vamos destacar seis soluções que foram adotadas na área de segurança. Veja abaixo!

Sistema de videomonitoramento 

As principais áreas públicas da Smart City Laguna são monitoradas e os moradores podem acompanhar tudo ao vivo por meio do “Planet App”: aplicativo gratuito projetado para os moradores. Ele funciona como um painel de controle da cidade.

Botão SOS no “Planet App”

Funciona assim: se uma emergência surgir, o usuário pode pressionar o botão SOS no “Planet App”. Ao fazer isso, os cinco contatos de emergência salvos são avisados imediatamente que o usuário está precisando de ajuda e ainda conseguem visualizar a geolocalização da pessoa.

Mix funcional

Permite a criação de um ambiente urbano equilibrado graças à presença de diferentes áreas (residenciais, comerciais e empresariais) distribuídas de forma harmoniosa dentro da cidade. Isso permite que haja presença constante de pessoas, tornando o ambiente mais seguro. E ainda garante que a população tenha facilidade para encontrar bens e serviços perto de casa.

Vias planejadas

A cidade é planejada para reduzir o trânsito, com larguras de ruas adequadas. A avenida central é bastante larga, e as ruas secundárias favorecem o fluxo entre os bairros. Já as ruas terciárias, que ficam dentro dos bairros, estimulam baixas velocidades – proporcionando maior segurança.

Ruas “cul-de-sac”

Em tradução livre, essa expressão francesa significa “ruas sem saída”. Na Smart City Laguna, todas as ruas residenciais são sem saídas, mas no final de cada uma delas foram construídos “balões de retorno”, fazendo com que os veículos que precisam voltar sejam obrigados a diminuir a velocidade. Isso aumenta a segurança e reduz o risco de acidentes.

Segurança participativa

A criação de grupos de moradores no “Planet App”, que estarão sempre em contato, monitorando a entrada de pessoas e carros suspeitos, facilita a comunicação entre eles e gera um círculo virtuoso da segurança participativa.

Smart City Laguna: localização estratégica

 Localizada em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, a Smart City Laguna está próxima das mais belas praias, da capital Fortaleza e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que gera milhares de empregos. 

Além do Porto, dentro do complexo está a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), um dos maiores investimentos privados do País e a primeira usina siderúrgica integrada da região Nordeste, com capacidade de produzir três milhões de toneladas de placas de aço ao ano. 

Fonte: EngenhariaE

Administrador