Satélites de madeira japoneses eliminarão lixo espacial
A Universidade de Kyoto em parceria com uma empresa japonesa criará o primeiro satélite de madeira do mundo até 2023. A Sunomitomo Forestry começou as pesquisas sobre o cultivo das árvores e o uso da madeira no espaço.
Essa parceria testará madeiras diferentes em ambientes extremos da Terra, inicialmente. Assim, satélites de madeira queimariam sem deixar resíduos nocivos na atmosfera ou no solo quando voltassem para a Terra.
“Estamos muito preocupados com o fato de que todos os satélites que reentram na atmosfera da Terra queimam e criam minúsculas partículas de alumina (óxido de alumínio) que flutuam na atmosfera superior por muitos anos”, disse Takao Doi, professor da Universidade de Kyoto e astronauta japonês à BBC.
“A próxima etapa será desenvolver o modelo de engenharia do satélite, depois fabricaremos o modelo de voo”, afirmou o professor Doi.
O professor Doi visitou a Estação Espacial Internacional em 2008 e se tornou a primeira pessoa a lançar um bumerangue no espaço para uso em microgravidade.
A Sunomitomo Forestry trabalha no desenvolvimento de madeiras altmente resistentes às mudanças de temperatura e à luz solar.
Fonte: BBC
Escrito por: Júlia Bittencourt