Programa de computador aprende a andar, correr e jogar futebol por conta própria
Já pensou um programa de computador aprender, sozinho, não apenas uma, mas três atividades distintas?
O DeepLoco, como é chamado o software inteligente do qual vamos falar agora, conseguiu a proeza: ele tem a capacidade de aprender habilidades de locomoção por conta própria.
O projeto foi criado por especialistas e pesquisadores da Universidade de Colúmbia Britânica, que utilizaram a tecnologia de Deep Learning (Aprendizado Profundo) para testar as capacidades da inteligência artificial para que ela descobrisse sozinha as melhores formas de se movimentar nas mais diversas situações.
O vídeo de demonstração do DeepLoco mostra o programa andando, correndo e até “driblando”, além de passar por testes de caminhada em locais estreitos e cheios de obstáculos.
Apesar de o modelo 3D tropeçar em algumas situações, os progressos dos estudos foram muito positivos e todo o conhecimento dele pode ser útil para aumentar o realismo nos games e até mesmo para auxiliar na programação de robôs reais.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o sistema? A página oficial do DeepLoco e documentos em PDF do projeto podem ser acessados por meio deste link (em inglês).
Fonte: Canaltech