Pesquisa revela percepção dos brasileiros em relação à inteligência artificial

Os resultados de uma pesquisa conduzida pela Lambda3 com o objetivo de entender a percepção do brasileiro sobre inteligência artificial (IA) foi divulgada na última semana. 

A primeira fase do estudo ocorreu em 2017, quando o termo IA passou a ser destaque em campanhas de marketing; a segunda fase se desenrolou neste ano e buscou entender o que mudou na visão da sociedade nesse intervalo de tempo. Mais de mil participantes de todo o país e de diferentes perfis profissionais tiveram suas respostas analisadas.

De maneira geral, os resultados mostram uma crescente relação do brasileiro com IA: as pessoas já utilizam alguns recursos dessa tecnologia no dia a dia, seja no trabalho ou em seus dispositivos portáteis. Os pesquisados ainda revelam que dentre as primeiras lembranças que remetem a IA estão as redes neurais com 28% das menções — isto é, “modelos computacionais inspirados pelo sistema nervoso central do cérebro, capazes de realizar o aprendizado de máquina, bem como o reconhecimento de padrões”.

Em segundo lugar como a lembrança mais citada ficaram os robôs (26%). “Falamos aqui de um dispositivo automático [ou grupo de dispositivos] com conexão de realimentação entre sensores, capaz de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada”, explica Diego Nogare, Chief Data Officer da Lambda3. “Geralmente utilizados na realização de tarefas em linha de produção industrial, que dispensa ou não a ação humana, contribuem para o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos, proporcionam melhorias na saúde e segurança do trabalhador, bem como redução do consumo de energia e de insumos”.

Deep learning, ou seja, a tecnologia utilizada em ferramentas como Google Tradutor, reconhecimento de voz (transformação de voz em texto e em dispositivos), em assistentes virtuais (como a Siri, da Apple) e reconhecimento de imagem, utilizado para marcação automática de fotos nas redes sociais como Facebook e etc, ficou em terceiro lugar, com 10,5% das menções. 7% dos entrevistados mencionaram que IA os fazem lembrar de ficção científica.

Além de temas, os participantes também foram questionados sobre quais empresas eles lembravam quando se falava de IA. A Google ficou em primeiro lugar, seguida bem de perto da IBMMicrosoftAmazon e Facebook, ocupando, respectivamente, o terceiro, quarto e quinto lugares. Os entrevistados também foram perguntados sobre conceitos de Governança e Compliance, contudo, apenas 8% consideraram IA “importante para prevenção de riscos e boa gestão”, o que mostra uma “falta de atenção às questões voltadas à privacidade dos dados de usuários”, afirma Nogare.

Vale lembrar que a GDPR (General Data Protection Regulation) entrou em vigor no dia 25 de maio de 2018 em toda União Europeia. No Brasil, existe a lei 13.709, que diz respeito à LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados), sancionada em 14 de agosto deste ano e que demanda um prazo de 18 meses para que todas as empresas se adequem. Tais leis impactarão as questões de todas as empresas, principalmente na área de Governança e Compliance.

A Indústria 4.0

A Indústria 4.0, ou a “Quarta Revolução Industrial”, foi um novo segmento da tecnologia que surgiu em 2018, o qual as companhias ainda estão se adequando, criando planos e estratégias para abocanhar sua parcela desse mercado também. O objetivo é focar em otimização e redução de custos de produção com o auxílio dessa tecnologia.

Nogare explica que “esta é a era tecnológica que reduz os limites entre as pessoas, mundos digitais e físicos. Permite que máquinas e seres humanos trabalhem de maneira colaborativa, promovendo a eficiência e minimizando a ociosidade e o desperdício”.

Fonte: CanalTechlogo_pet2