Novo SUV elétrico da Audi tem telas e câmeras em vez de espelhos retrovisores tradicionais
A Audi está pensando em substituir os espelhos retrovisores de seus carros por câmeras. Em um ato que Tesla tentou e abandonou, a montadora alemã parece estar avançando com uma incrível tecnologia.
A companhia lançou um vídeo mostrando seu elétrico SUV e-tron quattro com pequenos displays embutidos nas portas do carro. A Audi diz que o sistema sem espelho ajudou eles a obter “um coeficiente de arrasto de 0,28” no protótipo.
Várias montadoras haviam testado ideias parecidas, mas a tecnologia nunca foi boa o suficiente até agora. Em 2013, a Tesla revelou um protótipo Model X sem espelhos retrovisores, na tentativa de obter um desempenho aerodinâmico superior.
O veículo elétrico foi proposto para ter câmeras pequenas onde os espelhos estariam com uma transmissão viva entregue ao interior do carro. O CEO da Tesla, Elon Musk comentou na época que tinha dificuldade em obter a ideia de qualquer forma de aprovação das autoridades de segurança no trânsito.
No entanto, parece que, com os avanços tecnológicos, a opção está de volta à mesa e a Audi foi a primeira a experimentá-la seriamente. Reduzir o coeficiente de arrasto de um carro aumenta a eficiência de combustível e dá maior alcance aos carros elétricos.
O pequeno vídeo mostra que os pequenos displays têm recursos de touch screen e mostram uma cena típica do que é útil em um espelho retrovisor tradicional.
Fonte: Engenharia É