Novo marco na internet por balões: o sistema conseguiu enviar sinal de internet a 1.000 quilômetros de distância

Novo marco na internet por balões: o sistema conseguiu enviar sinal de internet a 1.000 quilômetros de distância

 

 

A Loon, uma das mais recentes subsidiárias da Alphabet, tem um novo marco na distância que pode manter a conectividade com a Internet com seus balões de ar quente para levar internet às populações remotas.

Ele conseguiu enviar dados a uma distância de quase 1.000 quilômetros (km) com sete de seus balões. Quanto à conexão ponto-a-ponto, na qual um balão se conecta diretamente com outro, ele quebrou seu recorde anterior ao emitir dados para mais de 600 km. Em 2014, conseguiu transmitir sinais de internet para uma área de 40 km de diâmetro com um balão e depois fazer uma conexão de rede entre dois balões a 100 km de distância.

A conectividade com balões de ar quente consiste no que a empresa chama de conexão de back-up. Para conseguir isso, a rede deve passar de um ponto de acesso no solo para um balão.

A novidade é que Loon criou uma rede de conectividade flutuante distribuída entre vários de seus balões. Em vez de um ponto de conexão terrestre que serve apenas um balão, ele se conecta a uma rede inteira de balões. Dessa forma, o sinal é mais amplo sem a necessidade de instalar uma infraestrutura sem fio, como é o caso das torres de telefonia celular.

“Cada balão na rede é capaz de passar essa conexão com outros balões ao usá-lo para conectar os usuários no chão”, disse Salvatore Candido, diretor de engenharia da Loon, em um post publicado este 11 Setembro. Isto foi possível graças a um “jogo de salto”:

A conexão passa de um balão para os próximos links ponto-a-ponto formados para transmitir dados entre balões. As distâncias entre os balões são grandes, o que significa que o hardware e os algoritmos que sinalizam os links devem ser muito precisos. Essa tarefa é complicada pelo fato de que nossos balões mudam constantemente de posição um em relação ao outro enquanto navegam pelas correntes de vento na estratosfera.

O novo método foi realizado no mês passado. A conexão teve origem em Nevada (Estados Unidos), onde os pacotes de dados foram transmitidos para um balão de 20 km de altura. Esse sinal viajou quase mil quilômetros através da rede de sete balões para a Califórnia, indo do deserto para as montanhas e vice-versa, disse ele. Semanas depois, eles conseguiram enviar dados para mais de 600 km entre dois balões, o maior link ponto-a-ponto que eles conseguiram até agora.

A Loon começará a oferecer seu serviço comercialmente a partir de 2019. Seu primeiro negócio é uma parceria com a Telkom para trazer conectividade às áreas rurais e suburbanas do Quênia. Portanto, esse novo método permitirá que você ofereça conexões à Internet por longas distâncias.

Fonte: Engenharia É

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

1008jia2001