Holandeses estão criando um novo tipo de usina eólica, que utilizará drones para gerar eletricidade
A startup holandesa Ampyx Power e o Dutch Aerospace Center (NLR) desenvolveram em conjunto um novo tipo de usina eólica, que utilizará drones para gerar eletricidade. De acordo com a Global Energy World, os desenvolvedores pretendem oferecer novas usinas como um substituto barato para parques eólicos obsoletos. O projeto já recebeu recursos da organização governamental holandesa TKI Wind op Zee.
Atualmente, a Holanda possui um programa governamental de larga escala para o desenvolvimento e implementação ativa de métodos alternativos de produção de eletricidade. No âmbito deste programa, em particular, a organização TKI Wind op Zee dedica-se ao financiamento de projetos para novas centrais eólicas. O objetivo desta organização é reduzir o custo de construção de parques eólicos até 2020 em pelo menos 40% em relação a 2010.
O projeto para a nova usina é chamado AP4. No âmbito deste projeto, na primeira fase, as partes pretendem desenvolver um drone com um sistema de controle automático que possa voar com um forte vento contra. O drone ganhará altitude usando o vento e diminuirá com a ajuda de um cabo girando o tambor. Este último impulsionará um gerador de eletricidade.
O drone pode subir a uma altura de 450 metros nas áreas costeiras, onde costuma haver ventos suficientes para que a usina funcione efetivamente. De acordo com os desenvolvedores, com a modernização de usinas eólicas obsoletas, um novo parque eólico pode ser instalado em plataformas e suportes existentes, o que reduzirá significativamente o custo do projeto. Além disso, novas usinas eólicas podem ser instaladas em um espaço confinado. O poder do parque eólico AP4 será de dois megawatts.
Em setembro, a empresa holandesa Ørsted lançou o maior parque eólico flutuante do mundo, localizado a 19 quilômetros da costa britânica no mar da Irlanda. A estação consiste de 87 turbinas eólicas e tem uma capacidade de 659 megawatts, o suficiente para fornecer eletricidade para cerca de 600.000 lares britânicos.
Fonte:Engenharia é