Engenheiros criaram um disco voador totalmente funcional

Engenheiros criaram um disco voador totalmente funcional

Dois engenheiros romenos que passaram duas décadas investigando se um objeto em forma de disco pode voar e movimentar-se pelo ar atingiram seu objetivo, de acordo com o site da “Motherboard”: eles conseguiram criar um verdadeiro disco voador.

O nome desse objeto é ADIFO, o acrônimo para ‘Objeto Voador All-Direcional’. Este dispositivo é capaz de voar em qualquer direção, como o nome indica, graças à sua forma de voo e técnica.

A forma do ADIFO é semelhante ao que identificamos como um disco voador, mas seus criadores dizem que foram inspirados na anatomia de um golfinho para projetá-lo.

Razvan Sabie e Iosif Taposu, criadores da ADIFO, conseguiram criar um protótipo de pouco mais de um metro de diâmetro, que voa e viaja suavemente. No entanto, eles esperam construir um em uma escala maior que seja capaz de transportar pessoas e cargas pesadas para dentro.

“A aerodinâmica por trás dessa aeronave é o resultado de mais de duas décadas de trabalho e é muito bem fundamentada em centenas de páginas e confirmada por simulações de computador e testes de túnel de vento”, diz Razvan Sabie, em declarações à Motherboard.

Assim, a maneira como o ADIFO voa é uma questão de aerodinâmica, já que dificilmente tem áreas de contato com o ar que atrapalhem seu movimento. Portanto, ele pode atingir uma velocidade maior, ao mesmo tempo em que requer menos energia para se mover, diz Xataka.

O projeto é projetado para atingir vôos supersônicos, onde o ar não vai contra o vôo do disco. Devido à sua forma ondulada e esférica, o protótipo poderia fazer mudanças de direção suave e leve em vôos transônicos, embora seus desenvolvedores esperem que o projeto em grande escala atinja velocidades supersônicas.

Por outro lado, o prato pode voar graças ao seu sistema de propulsão e hélices para decolar e pousar verticalmente. Além disso, possui quatro hélices em sua base que permitem voar.

Segundo Sabie, uma das maiores empresas de fabricação de aviões, dois governos e mais de dez possíveis parceiros e fundos de risco teriam se interessado pela ADIFO.

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Fonte: Engenharia É

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Juliana Quinelato