E-Fan X marca o início da revolução do avião elétrico de passageiros
OE-Fan X é um avião a jato elétrico híbrido que pode anunciar uma nova era do uso da energia elétrica no transporte. Projetado por um consórcio que inclui Airbus, Rolls-Royce e Siemens, o E-Fan X oferecerá vôos parcialmente elétricos que são mais baratos, mais silenciosos e mais sustentáveis.
“A aviação tem sido a última fronteira na eletrificação do transporte e também tem sido lento para recuperar o atraso”, disse o diretor de tecnologia da Rolls-Royce, Paul Stein, de acordo com The Guardian. “Esta será uma nova era da aviação”. Esse avanço na tecnologia de transporte com uso de energia elétrica pode encorajar o crescimento de aeronaves no que se refere a capacidade de passageiros em rotas de curta e média distância, pode mudar a forma como os aeroportos são estruturados e incorporados ao design urbano.
Enquanto o E-Fan X será um grande passo para aviões elétricos, ele usará um motor híbrido porque o voo de passageiros puramente elétrico está além dos limites tecnológicos atuais, lembramos que por enquanto, né? “A aviação sempre eludiu a eletrificação em grande parte devido ao tamanho e peso dos componentes envolvidos”, disse Stein. “Mas a tecnologia mudou-se rapidamente. A eletrificação está agora preparada para causar um impacto significativo. “À luz desses avanços no campo, provavelmente haverá crescimento em três grupos de aviões elétricos.”
O primeiro grupo inclui táxis aéreos, como Uber Elevate, que são capazes de transportar um número pequeno de pessoas em distâncias relativamente curtas. Estes provavelmente seriam usados para evitar o congestionamento urbano no solo, se alguém precisar atravessar uma cidade, por exemplo. O segundo grupo inclui jatos regionais, como o E-Fan X. “Nosso alvo é uma ala fixa, design híbrido regional”, disse Stein. O terceiro grupo inclui jatos comerciais de longa distância, que são muito menos desenvolvidos sob a tecnologia atual. No entanto, a tecnologia da bateria fez grandes avanços nos últimos anos, então talvez não seja tão distante como pensamos.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Fonte: Engenharia É