Conheça o robô que ajudou a evitar tragédia maior em Notre Dame

Conheça o robô que ajudou a evitar tragédia maior em Notre Dame

Durante o terrível incêndio da igreja de Notre Dame, onde o desespero reinou ao redor e em toda a França para salvar a estrutura icônica, ninguém suspeitava que uma nova era na área de robótica foi oficializada: para apagar incêndios com robôs, e não apenas seres humanos e suas equipes.

A catedral de Notre Dame de Paris sofreu um incêndio na tarde de 15 de abril de 2019 no telhado do edifício e causou danos consideráveis. A torre da catedral e o teto desmoronaram. Tanto o espaço interior como muitos bens pessoais foram seriamente danificados. O incêndio provavelmente ocorreu acidentalmente, por razões ainda não conhecidas. Em 24 horas, mais de 800 milhões de euros foram recolhidos para reconstrução.

É o futuro

Embora no meio do medo, poucos notaram detalhes de uma era futurista. Enquanto 500 bombeiros foram para a estrutura gótica de 850 anos, o desafio era sobre-humano.

Por um lado, havia o papel desempenhado pelos drones. Graças à sua perspectiva, um DJI Mavic Pro e o Matrice M210 forneceram dados e uma visualização muito completa para a equipe de solo sobre as dimensões do incêndio e a maneira como ele se espalhava. As câmeras de imagem térmica ajudaram a perceber a informação através da fumaça espessa. Segundo os porta-vozes do Corpo de Bombeiros de Paris, “os drones desempenharam um papel vital em ajudar a evitar mais danos à catedral, permitindo o uso correto das ferramentas disponíveis”.

Colosso, o robô bombeiro

Por outro lado, havia o trabalho de Colossus, um robô de 500 quilos dirigido por bombeiros parisienses. De fato, seu trabalho ajudou muito a enfrentar a catástrofe e sua presença e suas funções evitaram colocar vidas de outros bombeiros em risco.

Suas funções incluem suporte brutal condições (como o fogo que consome a estrutura que mataria qualquer um), operar uma mangueira de incêndio, transporta ferramentas pesadas em um ambiente hostil e remove pessoas feridas. Ele pode ser operado a quase 300 metros de distância e seu design modular significa que ele pode ser configurado para diferentes tarefas.

Imagens colossais foram rapidamente distribuídas pela Internet. Embora vivamos na era da automação e da IA, a capacidade das entidades robóticas de ajudar os humanos em tarefas complexas e de alto risco ainda é surpreendente.

Curte o conteúdo do Energia Inteligente? Compartilhe com seus amigos e deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: Engenharia É

logo_pet2

Juliana Quinelato